O nome de Greta Gerwig está em alta, afinal de contas ela dirige o aguardado longa-metragem sobre a boneca loira mais famosa do mundo do entretenimento. No entanto, antes de ‘Barbie’, Greta esteve em outros filmes de destaque, encarnando mulheres que resolveram mudar o próprio destino. Relembramos alguns deles logo abaixo.
‘Frances Ha’
Ainda muito jovem, Greta Gerwig, além de protagonizar, ajudou a escrever o roteiro do aclamado filme ‘Frances Ha’, dirigido em 2012 por Noah Baumbach. Com influência da Nouvelle Vague, movimento de matriz francesa que revolucionou para sempre a história do cinema, o longa filmado em preto & branco acompanha as desventuras da adolescente que dá nome ao filme. Ao lado de sua inseparável amiga, elas contestam as verdades absolutas e cínicas do universo dos adultos.
‘Para Roma, Com Amor’
Em ‘Para Roma, Com Amor’, Greta Gerwig foi dirigida por um dos mais renomados diretores do cinema mundial, ainda antes dos escândalos que atingiram em cheio a carreira de Woody Allen. Na trama filmada no Itália, que traz o próprio Woody Allen no elenco, além de Roberto Benigni, Alec Baldwin e Penélope Cruz, ela se envolve com o personagem de Jesse Eisenberg, na habitual mistura de drama, romance e comédia que dita os filmes do diretor norte-americano de origem judaica.
‘Jackie’
Em 2016, Greta Gerwig participou de um filme cujo foco era uma personagem histórica. Embora ela não fosse a protagonista da trama estrelada por Natalie Portman no papel-principal, Greta desempenhava um papel importante no longa sobre a trajetória da primeira-dama Jackie Kennedy, que teve que lidar com o drama do assassinato de seu marido e se tornou uma figura emblemática da política norte-americana. Greta vive Nancy Tuckerman nesse filme lançado em 2016.
‘Lady Bird’
Embora não atue, é impossível passar pela trajetória de Greta Gerwig sem mencionar ‘Lady Bird’. Nesse filme de 2017, ela não só dirige, como também é responsável pelo roteiro que valeu a ela indicações em duas das principais categorias do Oscar: melhor direção e roteiro original. O filme foca a história de uma adolescente que se revolta com as imposições do mundo dos pais e embarca numa aventura de autodescoberta com muita leveza e a medida de drama necessária.
‘Adoráveis Mulheres’
Com a adaptação para um dos romances mais conhecidos da literatura mundial, Greta Gerwig atingiu a façanha de ser novamente indicada ao Oscar, na categoria melhor roteiro adaptado. Ela também é a diretora da trama que reúne, no elenco, astros da estirpe de Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet e Meryl Streep. “Adoráveis Mulheres” gerou críticas favoráveis e desfavoráveis, mas não deixou de gerar comoção.