Quando se pensa em “
O grupo dinarmarquês lançou a canção em 1997, alcançando o topo em muitos países e colecionando algumas polêmicas. Em 2000, a Mattel, que criou a boneca, entrou com uma série de ações judiciais contra a MCA Records, que era a gravadora da banda nos Estados Unidos.
À época, a empresa alegou que a capa do single usava “Barbie pink”, que era uma marca registrada deles. No entanto, o juiz Alex Kozinski rejeitou o caso. Anos depois, a Mattel lançou sua própria versão da música, com letras diferentes, para divulgar sua marca.
Por que a música original não aparece no filme?
Não é tão difícil compreender o motivo de o hit ser desprezado pelo filme, que vem sendo bastante elogiado pela crítica. A “Barbie” da cineasta Greta Gerwig é bem diferente da mencionada na letra da música e não faria jus a história da personagem.
Em “Barbie Girl”, a personagem cede a todas as vontades de Ken, que a controla e diz que ela é o “brinquedo dele”. Em alguns trechos, a música diz: “Você pode escovar meu cabelo, me despir em qualquer lugar” e “Me faça andar, me faça falar, faça o que quiser”.
Apesar disso, fãs sentiram falta da música na trilha do filme. Por isso, apesar de o representante da vocalista da banda, Lene Nystrøm, afirmar no ano passado que “Barbie Girl” não estaria no filme, uma nova versão da música foi lançada. “Barbie World”, uma parceria de Nicki Minaj e Ice Spice.
Não é idêntico ao original, mas a ainda é creditada. Outros artistas compõem a trilha sonora do filme, incluindo Dua Lipa, as sensações virais do K-Pop Fifty Fifty, Ava Max, Charli XCX e Lizzo.
O Aqua voltou a fazer turnês nos últimos anos. A vocalista Lene, hoje com 49 anos, usava cabelo preto com mecha ruiva na frente, mas agora aparece com um visual muito mais glamuroso.