Impulsionados por redes como o TikTok, livros que conquistaram o público jovem encabeçam a lista dos mais vendidos no Brasil nos primeiros seis meses de 2023.
Colleen Hoover, a autora mais vendida no Brasil em 2022, encabeça a lista de obras de ficção mais lidas do país neste primeiro semestre de 2023. Segundo o ranking do Publishnews, que monitora o mercado editorial, a autora americana, que escrive thrillers do gênero young adult, tem três romances entre os oito mais procurados pelos brasileiros. O Brasileiro-búlgaro Ilko Minev, de ‘Onde estão as flores’, fecha o top 3.
‘É assim que acaba’, de Hoover, (Galera Record) é o campeão de vendas do Brasil e dos Estados Unidos. A continuação da obra, ‘É assim que começa’ vem em segundo lugar. O thirller ‘Verity’, da mesma autora, aparece em sétimo. Hoover é um fenômeno do selo da Record voltado para o público jovem. Começou publicando os próprios livros na internet e hoje a hashtag #coolenhoover já tem mais de 3,2 bilhões de visualizações no TikTok.
O Brasil está bem representado na lista de mais vendidos com dois fenômenos da literatura contemporânea. Carla Madeira, mineira de Belo Horizonte, tem ‘Tudo é Rio’ (Record) como sexto mais vendido do país. Lançada em 2014, a obra marca a estreia de Madeira na literatura.
‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Júnior fecha o top 8. A história das irmãs Bibiana e Belonísia conquista público e crítica desde 2019
Confira a lista completa dos livros de ficção mais vendidos no Brasil entre janeiro e junho de 2023:
É assim que acaba — Colleen Hoover (Galera Record)
É assim que começa — Colleen Hoover (Galera Record)
Onde estão as flores — Ilko Minev (Buzz)
A mandíbula de Caim — Torquemada (Edward Powys Mathers) (Intrínseca)
A biblioteca da meia-noite — Matt Haig (Bertrand Brasil)
Tudo é rio — Carla Madeira (Record)
Verity — Colleen Hoover (Galera Record)
Torto arado — Itamar Vieira Junior (Todavia)