A influenciadora mineira Camila Loures foi condenada ao pagamento de mais de R$ 25 mil reais por danos morais ao motorista Marcos Ki Suk. A youtuber foi acionada por expor o motorista nas redes sociais, em maio de 2022, causando danos à imagem dele.
O juiz José Carlos de França, responsável pelo caso, considerou que os vídeos publicados por Loures nas redes sociais expuseram o motorista, banido da plataforma Uber. Durante o processo, a influenciadora também admitiu ter utilizado a imagem do homem sem consentimento.
Segundo o processo, Camila exigiu que todos os vidros do carro fossem fechados e, devido aos protocolos de Covid-19, a janela do motorista ficou aberta. Em seguida, a influenciadora teria reafirmado que “mandou fechar todas as janelas” e, com a insistência, o motorista estacionou e pediu que ela e o acompanhante descessem do carro.
“Destaca que, sem sua autorização, a ré começou a filmá-lo e a chamá-lo de ‘ridículo’. Posteriormente, verificou que o vídeo fora publicado em uma rede social, momento em que a ré aparecia chorando, ofendendo o autor e distorcendo os fatos. A conduta da ré ocasionou a divulgação de seu nome nos meios de comunicação, inclusive na televisão”, diz o processo.
Além de indenizar o homem em R$ 25 mil, Camila Loures também deve arcar com as despesas do processo e os honorários do advogado dele. O valor completo não foi informado no processo.
A influenciadora não teria ficado satisfeita com a sentença e apresentou um recurso para alterar o resultado. Segundo os autos acessados pela Itatiaia, a influenciadora afirma que não era possível identificar o motorista pela foto divulgada e negou ter xingado ou gritado com o motorista.
Relembre o caso
Camila Loures gravou vídeos chorando e postou nas redes sociais reclamando de um motorista de aplicativo em uma situação definida por ela como “desesperadora”. O motorista pediu que ela descesse do carro caso não quisesse deixar as janelas abertas, considerando dos protocolos contra a Covid-19.
“Nunca passei por isso gente, que desesperador”, contou a influenciadora enquanto chorava. Camila teria pedido que o motorista fechasse os vidros do carro por estar sentindo frio. “Pedi para ele fechar um pouco mais e ele falou: ‘Vou parar aqui e você pede outro carro’, eu falei: ‘Não moço, está tranquilo então’. Ele parou o carro e eu falei que podia continuar, ele falou para sair do carro”, disse em um story.
“Gente foi desesperador, vocês não tem noção, no meio de uma avenida em São Paulo. Eu comecei a tremer, não sei porque ele ficou contra mim”, contou a apresentadora do PodCats. À época, o motorista disse que Camila gritou e dizendo que não pediria outra corrida e que ele a levaria até o destino final.
A influenciadora foi processada em uma ação por danos morais e danos à imagem.