Ouvindo...

Filha de Bruce Willis desabafa sobre diagnóstico do pai: ‘tinha medo de ser destruída pela tristeza’

Tallulah guarda todas as mensagens de áudio do pai para sempre se lembrar dele

Bruce Willis e a filha, Tallulah

Tallulah Willis, de 29 anos, relatou que “tinha medo de ser destruída pela tristeza” após diagnóstico de demência frontotemporal do pai - entenda mais sobre a doença aqui. Ela é filha do ator Bruce Willis, de 68, que, inicialmente, soube que sofria de afasia e depois teve o diagnóstico mais específico. Conforme Tallulah, apesar da doença, o pai ainda a reconhece.

À revista “Vogue”, ela revelou que o pai enfrenta problemas de saúde há anos. “Há muito tempo sei que algo estava errado”, disse. Primeiro, ele apresentou uma leve indiferença, que a família acreditou ser por causa de uma perda auditiva.

“Mais tarde, essa falta de resposta aumentou e às vezes eu levava para o lado pessoal. Ele teve dois filhos com minha madrasta, Emma Heming Willis, e pensei que ele havia perdido o interesse por mim”, recordou.

“Embora isso não pudesse estar mais longe da verdade, meu cérebro adolescente se torturava com alguma matemática defeituosa: não sou bonita o suficiente para minha mãe [Demi Moore], não sou interessante o suficiente para meu pai”, acrescentou.

Negação

Ela relembra que passou por situações de “negação” ao ver a saúde do pai declinando. Porém, durante o tratamento que fazia contra seu distúrbio alimentar, além do diagnóstico de transtorno de personalidade limítrofe, ela conseguiu enfrentar melhor a realidade.

“A recuperação provavelmente dura toda a vida, mas agora tenho as ferramentas para estar presente em todas as facetas da minha vida e, especialmente, no meu relacionamento com meu pai”, destacou.

“No passado, eu tinha tanto medo de ser destruída pela tristeza, mas finalmente sinto que posso aparecer e ser confiável [...] Posso saborear esse tempo, segurar a mão do meu pai e sentir que é maravilhoso”, completou Tallulah.

Recordações

Quando vai à casa do pai, ela tira uma “tonelada de fotos”. “Sou como um arqueólogo, procurando tesouros em coisas às quais nunca prestei muita atenção”, justificou.

“Tenho todas as mensagens de voz dele salvas em um disco rígido. Acho que estou tentando documentar, construir um registro para o dia em que ele não estiver lá para me lembrar dele e de nós”, continua.

Ela conta que o pai não perdeu sua mobilidade e que ele transita por todo o primeiro andar da casa sozinho. “Felizmente, a demência não afetou sua mobilidade [...] Ele ainda sabe quem eu sou e se ilumina quando entro na sala”, afirmou.

Tallulah conta que os dois são bastante parecidos. “Sempre reconheci elementos de sua personalidade em mim e sei que seríamos bons amigos se tivesse mais tempo [...] Ele era legal, charmoso, elegante e doce e um pouco maluco – e eu abraço tudo isso. Esses são os genes que herdei dele”.

Ela recorda: “Ele ia a um restaurante e pedia um de tudo no cardápio só para dar uma mordida. Ele sempre adorou um sofá aconchegante com os pés para cima. Você pode ficar 10% mais confortável? Acho que ele se perguntou isso todos os dias.”

No dia 16 de fevereiro, ela escreveu no Instagram: “A nossa família queria começar por expressar a nossa mais profunda gratidão pela incrível onda de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que partilhamos o diagnóstico original de Bruce [...] Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”.

A esposa do ator, a ex e os filhos Mabel, 11, Evelyn , 9, Rumer, 34, Scout, 31, e Tallulah decidiram se unir ainda mais para proporcionar ao astro o “máximo de vida possível”. “O foco de Bruce é mantê-lo ativo. Ele tem uma agenda lotada com atividades todos os dias. Eles garantem que seu corpo e cérebro sejam exercitados”, contou uma pessoa à People.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.