Aos 74 anos, Djavan mantém uma agenda cheia de shows. Diagnosticado com tremor essencial, um distúrbio neurológico que afeta os movimentos, o artista precisou fazer mudanças na rotina para continuar se dedicando à carreira.
O cantor retornou recentemente de uma turnê com apresentações em sete cidades dos Estados Unidos. Agora Djavan realiza uma maratona de três shows no Rio de Janeiro, todos com ingressos esgotados.
Questionado pela Veja Rio sobre as mudanças após o disgnóstico, o cantor conta dormir bem é um dos pontos mais importantes da rotina. “São no mínimo sete horas por noite. Acredito que, se você dorme bem, estabelece para o corpo uma organização que o leva a cumprir os compromissos com energia”.
Na alimentação, Djavan revelou que mantém um cardápio rigoroso, com alimentos orgânicos, sem gordura e fritura. “Preciso de saúde para executar um trabalho tão exigente”, relatou à Veja sobre a rotina disciplinada.
O que é o tremor essencial?
Os tremores essenciais são um distúrbio do sistema nervoso, que pode afetar mãos, cabeça, braços, pernas e até a voz, segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. O transtorno não tem relação com a doença de Parkinson.
O sintoma mais comum é o tremor, mas o distúrbio pode apresentar outras características em pessoas mais velhas. Elas incluem perda de coordenação e equilíbrio e, em alguns casos, risco de perda de audição.
A doença pode ser causada pela falta de sono e, apesar de não ter sintomas graves, afeta a qualidade de vida das pessoas. O tremor não tem cura, mas pode ser tratado com medicamentos e outras alternativas que incluem injeções de toxina botulínica.