Ouvindo...

4 de maio: por que é dia de Star Wars? Confira tudo o que você precisa saber sobre a saga

Saga criada por George Lucas foi iniciada em 1977, mas conquista milhares de fãs com uma franquia extensa

Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia (Carrie Fisher) e Luke Skywalker

Que a força esteja com você neste 4 de maio, considerado o Dia de Star Wars. A saga criada por George Lucas foi iniciada em 1977 mas, até hoje, conquista milhares de fãs com uma franquia gigantesca composta por filmes, séries, jogos e animações. Por isso, a Itatiaia te explica o básico sobre a franquia de Guerra nas Estrelas.

De onde surgiu o Dia de Star Wars?

O trocadilho pode não ter sentido em português, mas é quase perfeito em inglês. May the 4th (quatro de maio, em português) tem uma pronúncia bem próxima a uma das frases mais importantes da saga Star Wars: May the force be with you (que a força esteja com você, em português).

A data é celebrada pelos fãs da saga desde 2008. No feriado não oficial para os aficionados pela luta entre os Jedi e Sith, é comum ver muita gente com camisas que homenageiam os filmes e séries. Os mais dedicados costumam até se vestir como os personagens, além de fazer encontros para debater sobre a saga, e reassistir os filmes.

Afinal, o que é a Força?

“A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida”, explica o filme. De forma simples, na saga, algumas pessoas conseguem mover objetos, controlar pensamentos e ações de outras pessoas, entre outras coisas. A conexão entre os seres vivos e a Força acontece a partir das mid-chlorians, formas de vida inteligentes e microscópicas.

Ainda de acordo com explicações oferecidas nas produções de Guerra nas Estrelas, nem todos os seres vivos podem usar a Força. Aqueles que conseguem, podem usá-la para o bem ou para o mal. Enquanto os Jedi usam o Lado Luminoso, os Sith usam o Lado Sombrio da Força. Foi daí que surgiu a expressão “o lado negro da força”, trocada na terceira trilogia por ter cunho racista.

Entenda a ordem dos filmes de Star Wars

Trilogia original

A saga de Star Wars é composta por três trilogias produzidas fora de ordem - o que gera confusão sobre a ordem correta para assistir. Os primeiros lançamentos são os episódios IV, V e VI. Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983) compõem a “trilogia original”.

Na primeira trilogia criada por George Lucas, a Rebelião e os Jedi (o lado do bem) lutam contra o Império comandado pelos Sith (o lado do mal). É nestes filmes que conhecemos Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo, interpretados respectivamente por Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford.

Trilogia prequel (ou prelúdio)

Depois de 16 anos do encerramento da trilogia original de Star Wars, os episódios I, II e III foram lançados, também sob direção de George Lucas. Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002) e Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), traçam o início oficial dos acontecimentos da Guerra nas Estrelas.

Os filmes contam a história de Anakin Skywalker, interpretado por Hayden Christensen. Natalie Portman vive Padmé Amidala e Ewan McGregor é Obi-Wan Kenobi. A trilogia é definida como prequel, ou prelúdio, por contar uma história anterior em relação aos filmes já lançados. Ah, vale lembrar que não existe uma explicação oficial para os filmes terem sido lançados fora da ordem cronológica.

Terceira trilogia (a sequência)

A terceira e última trilogia de Star Wars, em ordem cronológica e de lançamento, foi dirigida por J.J. Abrams. As produções incluem as estrelas do elenco da trilogia original, reprisando os papéis de Luke, Leia e Han Solo. Novos personagens, como a protagonista Rey e Kylo Ren, vividos respectivamente por Daisy Ridley e Adam Driver, são apresentados.

Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015), Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017) e Star Wars e Episódio IX: A Ascensão de Skywalker (2019), narram a história da nova geração da Guerra nas Estrelas.

Como assistir os filmes de Star Wars na ordem de lançamento?

Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Star Wars, Episódio IX: A Ascensão de Skywalker (2019)

Como assistir os filmes de Star Wars em ordem cronológica?

Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma

Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones

Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith

Han Solo: Uma História Star Wars

Rogue One: Uma História Star Wars

Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança

Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca

Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi

Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força

Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedis

Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.