Os portões do segundo dia do Festival Planeta Brasil, que ocorre no Mineirão, na região da Pampulha, abriram ao 12h deste domingo (25). A grande atração do dia é a norte-americana Laurin Hill.
Premiada cantora, compositora, e dona de uma das vozes mais potentes do soul music, Lauryn Hill estourou nos anos 90 com o grupo Fugees, ao lado de Wyclef Jean e Pras Michael. Autora de hits como “Killing me Softly With His Song”, “Ready or Not”, “DooWoop (That Thing)” e “Ex-factor” desembarca no Brasil desde 2019.
O line up ainda mistura artistas de todo o Brasil e da cena mineira. Os destaques de hoje são Marina Sena - estreia no Grammy Latino com duas indicações. “Meu show no Planeta vai ser no mesmo dia do da Lauryn hill, pra passar a virada do aniversário daquele jeito”, disse a artista que faz 26 anos amanhã (25) nas redes sociais.
À Itatiaia, ela comemorou. “Eu não imaginava que em tão pouco tempo eu dividiria o mesmo palco. É muito lindo ver esse movimento de fora e as pessoas de fora podendo ver a gente também”, disse após a apresentação.
Ocupando toda a esplanada com seis palcos, outras mais de 40 atrações prometem agitar o Mineirão como 2 Chainz, Jetlag, Marcelo Falcão, Cat Dealers, Black Alien, Jovem Dionísio e Baco Exu do Blues. Confira abaixo a programação completa
Manoela Novaes, de 25, veio da cidade de Piumhi, no Sul de Minas, para o segundo dia de festival para curtir Vintage Culture e elogiou a estrutura do evento. “Entrei super rápido achei tudo bem organizado”, disse. A advogadaJessica Bocelli, 29, também contou como foi a entrada neste segundo dia de Festival: “foi tranquilo. Não peguei fila para nada, por enquanto”.
Gisele Abreu, de 30, explica a expectativa para o retorno dos grandes eventos pós-pandemia: “eu já fui em três edições [do Festival Planeta Brasil]. É o primeiro pós-pandemia. Estava ansiosa. Estava com saudade, né? Então, tomara que cumpra com as expectativas”.
A advogada ainda destaca o que mais gosta em um festival. “Esse look demorou muito tempo pra fazer. A melhor parte de vir em festival é fazer ‘lookinho’”. Ainda sobre a roupa, a mineira completou: “a inspiração é aparecer de longe”.
Trânsito
Os acessos ao Mineirão foram tranquilos no início da tarde. A BHTrans realiza uma operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o evento, com previsão de público de 60 mil pessoas.
Foram implantadas as reservas de área (proibição de estacionamento) no anel interno e externo do estádio para garantir a fluidez do trânsito no dia do evento e vagas para táxi, viaturas, idosos e pessoas com deficiência.
Também foi feito o gradeamento na faixa de estacionamento da av. Antônio Abrahão Caram, entre o estacionamento G2 e a entrada do portão norte, para acesso das bandas ao palco do portão norte.
A reportagem da Itatiaia esteve na estação Pampulha neste domingo pela manhã e percebeu um fluxo sem retenção.
Transporte
Hoje, as estações do MOVE Mineirão e UFMG irão operar até as 2h para atender os usuários ao fim de cada dia do festival. As seguintes linhas do transporte coletivo atendem o entorno do Mineirão:
- 64 (Est.Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz);
- 67 (Est.Vilarinho/Sto Agostinho via Carlos Luz);
- 5106 (Bandeirantes/BH Shopping);
- 5401 (São Luís/Dom Cabral);
- 503 (Est.São Gabriel/Aparecida/Sta Rosa);
- 504 (Est. São Gabriel/Sta Rosa/Aparecida);
- S-53 (Confisco / Ouro Minas)
- S-54A (Dom Bosco/Shopping Del Rey);
- S-54B (Dom Bosco/Shopping Del Rey);
- S-56 (Vilarinho / São José)
Para o deslocamento em direção ao estádio, os táxis podem usar as pistas exclusivas do MOVE. Serão implantados pontos de táxi nos seguintes locais:
- Av. Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Palmeiras e av. Cel. Oscar Paschoal;
- Av. Cel. Oscar Paschoal em frente ao Hall principal;
- Av. ‘C’ com av. Antônio Abrahão Caram
Dia ensolarado
Após uma semana nublada com pancadas de chuva, o sol apareceu. A previsão meteorológica para hoje indica que o dia será de céu claro na capital mineira. A temperatura mínima foi de 15 °C, a máxima estimada é de 31 °C. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30% à tarde.
Como foi o sábado
Nesse sábado, o público pode curtir a primeira vinda do rapper 50 Cent, que fez muito sucesso nos anos 2000, além de Vanessa da Mata, Duda Beat, Sidoka, Criolo, Djonga, Ludji Luna, Vitão, Jão, Natiruts, IZA e outros.
O início das apresentações estava programado para 12h, mas o público precisou aguardar do lado de fora até às 15h devido à vistoria do Corpo de Bombeiros. Com isso, oito shows foram cancelados de última hora: Orochi, Oruam, Bielzin, Borges, PL Quest, Poze do Rodo, Chefin e Bin.
A 10° edição do evento ficou dois anos suspenso por causa da pandemia da Covid-19.
Serviço
Evento: Festival Planeta Brasil
Quando: 24 e 25 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 12h às 0h
Local: Esplanada do Mineirão
Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.001 - São José, Belo Horizonte