Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Próximo do Cruzeiro, Luxemburgo deu resultado imediato em últimos trabalhos? Relembre

Experiente treinador de 71 anos pode chegar para a quarta passagem na equipe celeste, com missão de evitar queda

Últimos trabalhos mostram ‘impacto imediato’ de Luxemburgo nos clubes em que passa

Plano A do Cruzeiro para substituir o técnico Zé Ricardo, Vanderlei Luxemburgo pode voltar ao clube em mais uma “missão de risco” após dois anos. No momento, o time celeste é o 17º colocado da Série A, com 37 pontos, e tem seis jogos pela frente para evitar mais um rebaixamento à Série B, como aconteceu em 2019.

Em 2021, o experiente técnico foi contratado para evitar outro rebaixamento celeste, mas já na segunda divisão. Ele substituiu Mozart em agosto, com o objetivo de evitar a queda à Série C, e conseguiu. Nas 23 rodadas finais, Luxemburgo conseguiu oito vitórias, 11 empates e foi batido quatro vezes, terminando a Série B em 14º lugar.

Em 2023, o cenário de desespero se repete, mas o tempo de reação será muito menor para o técnico que assumir a equipe celeste. Dessa vez, o Cruzeiro já está na zona de rebaixamento, e restam apenas seis jogos para o fim da temporada.

Pensando nos números, Luxemburgo precisaria de 44,44% de aproveitamento com a equipe celeste nesta reta final de Série A, mas será que o impacto dele sobre os clubes tem sido imediato? A reportagem da Itatiaia levantou os últimos começos de trabalho do consagrado treinador para comparar os seis jogos iniciais com a possível missão no comando do Cruzeiro.

Nos últimos dez anos, Vanderlei Luxemburo teve dez trabalhos diferentes em oito clubes. Em apenas duas ocasiões, ele não conseguiu o aproveitamento que precisaria dessa vez para salvar a Raposa. Nos primeiros jogos pelo Sport, em 2017, e pelo Corinthians, em 2023, o treinador ficou abaixo dos 44,44% de pontos somados.

Se assumir o comando da equipe celeste, Luxa precisará superar os números Zé Ricardo e Pepa, os dois últimos treinadores do time. Por outro lado, os trabalhos recentes dele mostram bons começos e importantes vitórias, tudo que ele precisa para salvar o Cruzeiro em 2023.

Os primeiros seis jogos de Luxemburgo nos últimos anos

  • Corinthians (2023): dois empates e quatro derrotas – aproveitamento de 11,1%

  • Cruzeiro (2021): três vitórias e três empates – aproveitamento de 66,6%

  • Vasco (2020): duas vitórias, dois empates e duas derrotas – aproveitamento de 44,44%

  • Palmeiras (2020): quatro vitórias, um empate e uma derrota – aproveitamento de 72%

  • Vasco (2019): duas vitórias, dois empates e duas derrotas – aproveitamento de 44,44%

  • Sport (2017): uma vitória, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 27%

  • Cruzeiro (2015): três vitórias e três derrotas – aproveitamento de 66,6%

  • Flamengo (2014): cinco vitórias e uma derrota – aproveitamento de 83%

  • Fluminense (2013): duas vitórias, três empates e uma derrota – aproveitamento de 50%

  • Grêmio (2012): cinco vitórias e uma derrota – aproveitamento de 83%

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.