O Cruzeiro elege, nesta quinta-feira (26), o presidente da associação para o triênio 2024-2026. O pleito está marcado para o Parque Esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Conselheiros do quadro de beneméritos, natos e efetivos escolherão o substituto de Sérgio Santos Rodrigues, que encerrará o seu mandato ao fim deste ano. O pleito tem início marcado para as 15h (de Brasília).
As chapas
Cruzeiro Consciente
Atual vice-presidente da associação, Lidson Potsch Magalhães é o ‘cabeça da chapa’ “Cruzeiro Consciente”, formada também pelo engenheiro Clemenceau Chiabi (1º vice-presidente), e Waldeyr Estevão, servidor público federal e ex-diretor da Sede Campestre (2º vice-presidente).
Candidato à presidência, Lidson é conselheiro nato há 30 anos e foi vice-presidente nos dois mandatos de Sérgio Santos Rodrigues, que deixa o cargo em janeiro de 2024. Ele também já ocupou o posto de vice-presidente do Conselho Deliberativo e de vice-presidente médico do Cruzeiro.
De Palestra a Cruzeiro
Ex-vice-presidente do Cruzeiro, o empresário Ronaldo Granata, e o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Nagib Simões, fecharam um acordo e concorrem à eleição ao lado do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, pela chapa ‘De Palestra a Cruzeiro’.
Granata será o ‘cabeça de chapa’. Cruvinel é candidato a 1º vice, enquanto Nagib tenta ser o 2º vice.
Granata foi vice-presidente na gestão de Wagner Pires de Sá, entre 2018 e 2019, quando renunciou ao lado do restante da gestão após o rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro. Em maio de 2020, ele tentou ser presidente com a chapa ‘Cruzeiro Primeiro’, mas acabou derrotado (269 a 74) por Sérgio Santos Rodrigues.
Ronaldo e Pedrinho
Dono de 90% da SAF do Cruzeiro, Ronaldo se posicionou por meio de nota sobre a eleição para presidente da associação do Cruzeiro. O Fenômeno declarou apoio à chapa “Cruzeiro Consciente”.
"É muito importante que o Cruzeiro Esporte Clube esteja nas mãos de pessoas competentes como o Dr Lidson. Todos sabem da idoneidade, seriedade e de sua persistência à frente da gestão dos clubes sociais e da Associação. É uma pessoa do bem, abnegado e responsável”, escreveu.
O movimento do ex-jogador era um desejo do candidato. Em abril de 2022, Lidson teve papel importante no processo de convencimento dos conselheiros para aprovação das demandas da SAF, como a transferência das Tocas da Raposa I e II para o patrimônio da SAF.
Investidor do Cruzeiro, Pedro Lourenço também manifestou apoio a Lidson. Antes da goleada por 3 a 0 sobre o Bahia, no Mineirão, o empresário revelou o apoio. “A gente vai seguir o patrão, vai seguir o Ronaldo. Dr. Lidson a gente já conhece bastante. Nada contra o Granata, é saudável uma disputa, mas vamos votar e estamos com o Dr. Lidson”, disse.
Conselho Gestor e ‘Perrellas’
Embora não reúna mais tanto apoio como outrora, a família Perrella, dos irmãos Zezé e Alvimar de Oliveira Costa, escolheu o lado de Granata no pleito. Assessor antigo de Zezé, Rogério Nunes, o Rogerinho, é apontado por conselheiros como um dos principais cabos eleitorais de Granata.
“Rogerinho, assim como outros, está ligando para todos, pedindo voto para o Granata. O apoio dos Perrellas já é muito claro. Mas não sei se eles ainda têm o poder de mudar o rumo de uma eleição. Não são mais tão decisivos assim”, relatou uma fonte.
Por outro lado, o Conselho Gestor, que administrou o Cruzeiro após a saída de Pires de Sá, entre o fim de 2019 e meados de 2020, apoia, em sua maioria, Lidson. Embora tenham divergências marcantes com Sérgio Rodrigues, os empresários defendem os nomes de Clemenceau Chiabi e Waldeyr Estevão, vices da chapa.
Como será a eleição
Data e local: 26/10/2023 (quinta-feira), no Parque Esportivo do Barro Preto
Início da eleição: votação terá início às 15h
Fim da eleição: urnas serão fechadas às 20h30
Apuração: a apuração terá início logo após o fim da eleição, às 20h30
Resultado: a expectativa da comissão eleitoral é de que o vencedor seja conhecido até às 21h30
Eleitorado: de acordo com a comissão eleitoral, são cerca de 380 conselheiros aptos ao voto. Fontes ouvidas pela reportagem esperam baixa abstenção pela competitividade do pleito e estimam pelo menos 300 votos.
Quem pode votar: conselheiros beneméritos, natos e efetivos adimplentes e com mandatos em vigor até dezembro de 2023.
Dinâmica: o clube não funcionará na data da eleição. Os conselheiros deverão acessar o local do pleito pelo portão da Rua Guajajaras, realizar o voto e deixar o clube pela Rua Ouro Preto.