Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro busca primeira vitória contra Fábio após saída do ídolo para o Flu

Goleiro do Tricolor é o jogador com mais partidas na história do Cruzeiro, com 976 jogos

No jogo de ida do Brasileirão deste ano, Fluminense, de Fábio, venceu por 2 a 0, no Mineirão

A partida entre Fluminense e Cruzeiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará mais um reencontro do goleiro Fábio, de 42 anos, com o ex-clube. Nesta quarta-feira (20), às 21h30, mineiros e cariocas vão duelar no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Será a quarta vez de Fábio contra o Cruzeiro desde que deixou a Toca da Raposa II, em 2020. Foram três encontros desde então, dois em 2022, na ida e na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e na quinta rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.

O Cruzeiro nunca venceu o Fluminense neste período, com três derrotas em três jogos. Na ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em 23 de junho de 2022, o time carioca venceu no Maracanã por 2 a 1. Na volta, em 12 de julho, o Tricolor das Laranjeiras goleou no Mineirão, em Belo Horizonte, por 3 a 0.

Já no primeiro turno da edição deste ano do Brasileirão, o Fluminense fez 2 a 0 em Belo Horizonte, em 10 de maio. O Cruzeiro é o 11º na tabela, com 29 pontos. Já o Flu é o sexto, com 38.

Já antes...

Fábio teve duas passagens pelo Cruzeiro: entre 1999 e 2000 e de 2005 a 2022, somando 17 anos de Toca. O goleiro deixou o Cruzeiro com 976 partidas e 12 títulos e é o jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste nos 102 anos de história do clube.

As conquistas de Fábio no Cruzeiro foram: dois Brasileiros (2013 e 2014), três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).

Se o retrospecto “pós-ídolo” é bom, o pré é o inverso. Foram cinco jogos contra Fábio antes de 2005, todos com vitórias celestes. Veja, abaixo, o retrospecto antes de 2005:

  1. Cruzeiro 4 x 0 Vasco - 25 de setembro de 2002, 14ª rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro, Mineirão-MG

  2. Cruzeiro 2 x 1 Vasco - 7 de maio de 2003, ida das quartas de final da Copa do Brasil, Mineirão-MG

  3. Vasco 1 x 1 Cruzeiro - 14 de maio de 2003, volta das quartas de final da Copa do Brasil, São Januário-RJ

  4. Cruzeiro 4 x 1 Vasco - 16 de julho de 2003, 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, Mineirão-MG

  5. Vasco 0 x 1 Cruzeiro - 9 de novembro de 2003, 42ª rodada do Campeonato Brasileiro, São Januário-RJ

Fábio começou a carreira no União Bandeirante. Depois, defendeu Athletico-PR, União Bandeirante novamente, Cruzeiro, Vasco, Cruzeiro pela segunda vez e Fluminense. O goleiro tem contrato com o Tricolor até o fim de 2024.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.