Em busca de reforçar o sistema defensivo, o Cruzeiro está próximo de acertar a contratação de um zagueiro. Trata-se de João Marcelo, brasileiro de 23 anos que pertence ao Porto, de Portugal. A diretoria celeste negocia um empréstimo até o fim desta temporada, com opção de compra após o término do contrato.
Segundo divulgou o portal português ‘O Jogo’, o atleta já até mesmo se despediu dos companheiros no velho continente. João Marcelo era monitorado pela diretoria do Cruzeiro desde o início deste ano. Considerado o quinto zagueiro do Porto, atrás de Pepe, Marcano, Fábio Cardoso e David Carmo, o brasileiro treinava com o time principal, mas atuava pela equipe B.
Natural do Rio de Janeiro e revelado pelo Boavista-RJ em 2019, João Marcelo foi contratado pelo Tombense em 2020. Na equipe mineira, fez apenas dois jogos, até se transferir por empréstimo para o Porto. Em 2021, os europeus exerceram a compra do jogador por € 500 mil (cerca de R$ 3,2 milhões na cotação da época).
Com a camisa azul e branca, o defensor fez apenas dois jogos pela equipe A, contra o Rio Ave, pela Taça da Liga, e o Benfica, pela Taça de Portugal. Na última temporada, João Marcelo ficou entre os artilheiros do Porto B na segunda divisão da liga nacional, com seis gols em 25 partidas. No total, são 83 jogos e 12 bolas na rede no velho continente.
Mercado do Cruzeiro
A diretoria do Cruzeiro estudou bem o mercado por contratações e conseguiu trazer algumas opções dentro daquilo que havia previsto para esta janela de transferências. Das cinco posições que determinou como prioridade, cinco foram contempladas: lateral direita (Helibelton Palacios), segundo volante (Lucas Silva), meia (Matheus Pereira), atacante de beirada (Arthur Gomes e Paulo Vitor) e, agora, “miolo de zaga” (João Marcelo).
A necessidade de contratar um zagueiro ficou ainda mais evidente com a lesão de Lucas Oliveira, que machucou o tornozelo direito na derrota por 1 a 0 para o Goiás, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e não tem data determinada para voltar aos treinos.