Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro x Fluminense no Mineirão? Veja imagens exclusivas do gramado

Condição do campo de jogo impediu que o Atlético enfrentasse o Alianza Lima-PER no Gigante da Pampulha

Imagens aéreas do gramado do Mineirão

O Cruzeiro se acertou com a Minas Arena e voltará a jogar no Mineirão, após mais de quatro meses afastado do estádio. O clube, juntamente com o Governo de Minas Gerais e a Minas Arena, estipula que, contra o Fluminense, na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, fará o primeiro jogo na temporada no Gigante da Pampulha.

Mas, será que o gramado terá condições de receber a partida?

A Itatiaia fez imagens aéreas do estádio e mostra o aspecto visual do campo de jogo.

A oito dias da data do duelo entre Cruzeiro x Fluminense, o estádio está, em sua condição atual, indisponível para receber partidas.

Atlético fora do Mineirão

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vetou o estádio para o jogo entre Atlético e Alianza Lima (PER) pela terceira rodada do Grupo G, da Copa Libertadores, marcado para esta quarta-feira (3). O Galo também teve que enfrentar o Athletico-PR no Independência nesse sábado (29), pela terceira rodada do Brasileirão.

O aspecto visual do gramado não aponta a cor verde como predominante no tapete, o que demonstraria mais qualidade ainda da grama, que também aponta um aspecto amarelado. Fora as marcas insinuantes no piso.

No dia 23 de março, a Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão, iniciou o processo de plantio da grama de inverno.

A técnica, conhecida como overseeding, consiste na aplicação de sementes do tipo ryegrass que, associada à grama bermuda celebration, melhora o aspecto visual e a densidade do campo neste período de temperaturas mais baixas.

“O gramado do Mineirão é formado pela Bermuda Celebration, grama certificada pela Fifa. Mas nesta época do ano, que é mais fria, ela tem dificuldade de se recuperar. Por isso, fazemos a semeadura sobreposta da ryegrass, que é uma grama que resiste à temperatura amena, ficando o gramado com os dois tipos”, explicou no mês passado, o gerente técnico do Mineirão, Otavio Góes.

Depois do plantio da grama de inverno, a revitalização seguiu com o trabalho de topdressing, técnica que consiste na aplicação de areia e o acerto de nivelamento do terreno. Houve também, adubação e irrigação para tratar da qualidade do gramado.

A previsão inicial da Minas Arena era realizar o jogo Atlético x Alianza Lima (PER) no estádio. O que não pode se concretizar por definição da Conmebol.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.