Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Cruzeiro joga melhor, bate o Grêmio, e Pepa vence a primeira no Brasileiro

Time celeste pressionou adversários até Bruno Rodrigues marcar o gol do triunfo da Raposa

Bruno Rodrigues é o artilheiro do Cruzeiro na temporada

Bruno Rodrigues é o artilheiro do Cruzeiro na temporada

THOMÁS SANTOS/STAFF IMAGES/CRUZEIRO

O Cruzeiro fez o Independência explodir de alegria na noite deste sábado (22). O time celeste, na sua estreia em casa na Série A, bateu o Grêmio por 1 a 0, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de ter pressionado e dominado o Tricolor Gaúcho, o time cruzeirense fez seu gol com Bruno Rodrigues, na etapa final.

Essa foi a primeira vitória do técnico Pepa em um jogo oficial no comando do Cruzeiro. O treinador português havia perdido no pontapé do certame nacional, quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians.

Antes, o português até tinha triunfado, mas no amistoso contra o Bragantino (3 a 2 de virada), e no jogo-treino com o Juventude (3 a 1).

Cruzeiro manda no primeiro tempo

O Grêmio teve oportunidades no primeiro tempo, a melhor delas com o uruguaio Suárez, que obrigou Rafael Cabral a fazer boa defesa no início. Mas, quem mandou mesmo na etapa inicial foi o Cruzeiro. Não fosse o goleiro Gabriel Grando, a “casa gremista teria caído”. Ele fez pelo menos duas defesa importantes, impedindo o que seria o gol cruzeirense.

Na etapa número um, a Raposa teve 57% de posse de bola, chutou nove vezes a gol (três chutes certos), contra quatro arremates gremistas.

Segundo tempo de Cruzeiro x Grêmio

Na segunda etapa que o Cruzeiro, com muito ímpeto, raça e garra, chegou à vitória. O time celeste seguiu pressionando o Grêmio, que até saiu mais para o ataque, mas não conseguiu ultrapassar o gol de Rafael Cabral.

Bruno Rodrigues, aos 18 minutos, fez a alegria dos mais de 20 mil cruzeirenses presentes ao Independência.

Depois do gol, o Cruzeiro seguiu atacando. Como abriu espaços para o Grêmio, precisou de muito empenho de seus jogadores para impedir às subidas ofensivas do adversário. Suárez, astro internacional do Tricolor Gaúcho, foi apenas um coadjuvante em campo.

Expulso no fim

Quando o Cruzeiro resistia à uma tentativa de pressão final do Grêmio, Lucas Oliveira recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso por acertar um chute na cabeça de Luis Suárez. O zagueiro se torna um desfalque para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Bragantino.

Próximo jogo do Cruzeiro

Agora o Cruzeiro “vira a chave” para pensar na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (25), a equipe celeste enfrenta o Náutico, na partida de volta da terceira fase do mata-mata. O duelo também será no Independência, e como a Raposa perdeu por 1 a 0 na ida, tem que ganhar por dois gols de diferença para se classificar às oitavas de final.

Próximo jogo do Grêmio

O Grêmio recebe o ABC-RN em Porto Alegre também pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, os gremistas venceram por 2 a 0, fora de casa, e jogam com vantagem para ir às oitavas de final.

Ronaldo no estádio mais uma vez

Ronaldo também acompanhou o jogo contra o Grêmio, o segundo do Cruzeiro na Série A do Brasileiro de 2023, direto do estádio. O Fenômeno ficou no camarote número 9 do Independência, onde chegou sem falar com a imprensa. O dono da SAF celeste já havia marcado presença na Neo Química Arena, na estreia do campeonato, contra o Corinthians.

Suárez xingado por cruzeirenses

O grande nome do Grêmio nesta temporada é o atacante Luis Suárez. Astro internacional com passagens por Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, dentre outros, foi bastante xingado pelos cruzeirenses no Independência. Antes de a bola rolar, o uruguaio foi convidado várias vez para o famoso “suco de caju”

Gremista barrado por indisciplina

O goleiro titular do Grêmio, Adriel, não foi escalado para o confronto com o Cruzeiro. Ele foi barrado por indisciplina. Segundo Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol do clube gaúcho, o goleiro havia sido alertado sobre a insatisfação dos gestores com as atitudes. “O último episódio foi ter dado uma entrevista sem qualquer consentimento do clube, falando de parte tática da equipe (...) Conversamos com o Renato e entendemos que era o momento de dar um basta”, disse à Rádio Gaúcha.

CRUZEIRO 1 X 0 GRÊMIO

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Wallisson); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa

Grêmio: Gabriel Granado; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton Galdino), Nathan (Zinho) e Cristaldo (Gustavinho); Bitello, Vina (André) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data e horário: sábado, 22 de abril de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Bruno Rodrigues aos 18' do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Gilberto, Ramiro, Richard, Lucas Oliveira e Marlon (CRU); Luis Suárez e Kannemann (GRE)
Cartão vermelho: Lucas Oliveira (CRU)
Público: 21.605
Renda: R$ 787.057,00

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais