Uma reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer (CECL), nesta quinta-feira (20), poderá encaminhar um acordo pela volta do Cruzeiro ao Mineirão. Contudo, as tratativas só deverão ter um desfecho a partir da próxima semana.
O encontro terá a presença de dirigentes do clube celeste, do Governo de Minas Gerais, da Minas Arena, concessionária administra o estádio, além de deputados estaduais. Dirigentes de outros clubes também foram convidados para a reunião.
Na manhã desta quinta, antes do encontro do comitê, segundo apuração da Itatiaia, dirigentes do Cruzeiro e da Minas Arena voltaram a conversar para alinhar um acordo. A intenção das partes é chegar ao encontro desta tarde com algo concreto, uma definição para ser apresentada ao comitê.
A primeira reunião do comitê terá o objetivo de debater o cronograma de eventos no Mineirão.
A intenção é, pelo prisma do Cruzeiro, iniciar um plano para que o clube celeste tenha plenas condições de utilizar o estádio na maior quantidade de datas possíveis.
Lembrando que há eventos já marcados no local, inclusive usando o gramado do estádio. O que inviabiliza a utilização para o fim maior do Gigante da Pampulha, que são os espetáculos do futebol.
Como a Itatiaia já mostrou, devido a outros acordos comerciais prévios fechados pela Minas Arena, das 19 datas marcadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para jogos do Cruzeiro como mandante, apenas nove poderiam ser utilizadas pelo clube no maior estádio de Minas Gerais.
A reunião desta quinta pode selar o retorno do Cruzeiro ao Mineirão no dia 10 de maio, contra o Fluminense, na quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro fora do Mineirão
O primeiro jogo do Cruzeiro como mandante na Série A deste ano será no próximo sábado, dia 22 de abril, às 21h, contra o Grêmio, na segunda rodada do Brasileirão.
Data indisponível no Mineirão, que, dois dias antes, realizará no gramado um show dos roqueiros norte-americanos da banda Kiss. A partida será no Independência.
Sertanejo e variedades no estádio
Ainda no dia 22 de abril acontecerá também, mas na esplanada, o “Festival Breve”, que “navega” por vários ritmos musicais, com atrações que vão desde Alcione a Planet Hemp.
No dia 6 de maio acontecerá o segundo jogo do Cruzeiro em Belo Horizonte, contra o Santos, na quarta rodada. Outra data indisponível, já que o Mineirão receberá o Festival Brasil Sertanejo, evento também no gramado do estádio.
Festival de pagode no gramado
No dia 22 de maio, o Cruzeiro enfrentará o Cuiabá na sétima rodada, partida que também não poderá ser realizada no Gigante da Pampulha. No mesmo dia o estádio estará ocupado, tanto no gramado quanto na esplanada, para a realização do Samba Prime, um festival de pagode.
Música eletrônica no Mineirão
No dia 3 de junho, o Cruzeiro será mandante contra o Atlético na nona rodada. Outra data incompatível, tendo em vista que o evento “Só Track Boa” vai ocupar o gramado do Gigante da Pampulha.
No dia 25 de junho, o Mineirão também estaria indisponível para o jogo com o São Paulo, pela 12ª rodada.
No dia 15 de julho, também há evento programado para o Mineirão: o festival Prime Rock, na esplanada do estádio. Nesta data está marcado o jogo com o Coritiba, na 15ª rodada.
Eventos divulgados por deputado
No dia 22 de julho, a lista divulgada pelo deputado Professor Cleiton também aponta que haverá um evento no gramado do Mineirão. Neste dia o Cruzeiro enfrentará o Goiás, na 16ª rodada.
No dia 12 de agosto, o Cruzeiro enfrentará o Corinthians na abertura do returno da Série A. Neste dia a lista do deputado Professor Cleiton aponta um evento no gramado do Mineirão.
No dia 26 de agosto acontecerá na Esplanada o Festival Sarará. Neste mesmo dia o Cruzeiro enfrentará o Bragantino pela 22ª rodada.
No dia 21 de outubro há de acordo com o deputado estadual Professor Cleiton um evento previsto para o gramado do Mineirão.
Datas liberadas
Depois de quatro rodadas, enfim, o Cruzeiro poderia fazer o primeiro jogo no Mineirão. É que no dia 10 de maio o gramado estaria livre para a Raposa enfrentar o Fluminense, na 5ª rodada.
No dia 21 de junho o Cruzeiro poderia enfrentar o Fortaleza no Mineirão, já que a data ainda está disponível, na 11ª rodada.
No dia 2 de agosto o Mineirão estaria livre para o Cruzeiro enfrentar o Botafogo, na 18ª rodada.
No dia 20 de setembro o clássico contra o América poderia ser disputado no Mineirão, que até então não marcou eventos para esse dia, na 25ª rodada.
No dia 8 de outubro (27ª rodada) haverá o duelo com o Flamengo no Mineirão. A data está, segundo a lista do deputado Professor Cleiton, em stand by, já que pode haver uma negociação em curso entre produtor de evento e a Minas Arena.
Em 26 de novembro o duelo com o Athletico-PR também poderia acontecer no Gigante da Pampulha, que está livre nesta data.