Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: documento pode resultar em volta do time ao Mineirão

Nova proposta para 2023 segue os moldes de 2022 e tem adicionais financeiros para o clube a partir de 2024

Último jogo do Cruzeiro no Mineirão foi contra o CSA, em 6 de novembro de 2022

Após reuniões entre Cruzeiro e Minas Arena, concessionária que gere o Mineirão, um memorando de intenções pode resultar em um novo contrato entre a Raposa e a empresa. Com isso, o time celeste poderia voltar a mandar partidas no Gigante da Pampulha, em Belo Horizonte.

Os moldes do novo acordo para 2023 se assemelham ao que já era praticado em 2022, mas com ganhos financeiros para a Raposa a partir de 2024. Na atual temporada, o Cruzeiro rompeu relações com a Minas Arena e ainda não mandou um jogo no Mineirão.

As discussões nos últimos dias têm finalidade comercial e foram mediadas pelo Governo de Minas. O Executivo, inclusive, poderia dialogar com produtores de eventos que reservaram datas para uso do Mineirão. Oficialmente, as partes não comentam as negociações.

O Cruzeiro tinha a intenção de mandar no Mineirão a partida contra o Náutico, na próxima terça-feira (25), às 19h, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. As conversas entre o clube celeste, Minas Arena e governo seguirão nesta quarta-feira (19), com uma reunião na parte da manhã, mas a partida será realizada no Independência, também em Belo Horizonte.

A empresa aguarda o memorando por parte do Cruzeiro para se reunir e, a partir disso, definir se aceita o proposto pelo clube celeste. Em caso de resposta positiva, o documento pode virar um contrato que será celebrado com aval do Conselho de Administração do Mineirão.

O palco principal da Raposa em 2023, até então, é o estádio do América: o Independência. Inicialmente, a partida contra o Náutico estava marcada para o “Indepa”.

O Náutico está em vantagem no confronto da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, na última quinta-feira (13), o Timbu bateu por 1 a 0 a Raposa em casa, no Estádio dos Aflitos, no Recife.

Empate ou vitória do time pernambucano leva o time às oitavas de final. Triunfo cruzeirense por um gol leva a decisão da vaga para penalidades.

Antes do duelo com o Timbu, o Cruzeiro volta a campo no sábado (22), às 21h. A equipe estrelada recebe o Grêmio no Independência, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Propostas

Em 2022, o acordo entre Cruzeiro e Mineirão previa que o clube celeste passasse 12,5% do valor bruto da venda de ingressos para a Minas Arena.

No formato, a Raposa ficava responsável pela comercialização dos bilhetes das áreas vip do estádio, além das 54 mil entradas de outros setores.

Para 2023, a proposta inicial do Mineirão, que foi descartada pelo Cruzeiro, manteria o molde das vendas, mas aumentaria o percentual de repasse para a Minas Arena para 15% do valor bruto - 2,5% a mais do que o ano passado. O aumento se deve à volta do clube à Série A.

O último jogo do Cruzeiro no Mineirão foi em 6 de novembro de 2022. Na ocasião, pela 38ª rodada da Série B do Brasileiro, a Raposa bateu o CSA por 3 a 2 e ergueu o troféu de campeão da Segunda Divisão.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.