Enviados especiais a Doha - As perdas do lateral-esquerdo Alex Telles e do atacante Gabriel Jesus, fora da
Isso porque Alex Telles estava em campo não apenas pela opção do treinador de escalar os reservas diante dos camaroneses, mas também porque o titular, Alex Sandro, também se machucou no Catar. Na vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, em 28 de novembro, que garantiu a classificação antecipada da equipe, ele lesionou o quadril e deixou o campo. E seu retorno diante da Coreia do Sul, na próxima segunda-feira (5), quando o Brasil inicia a fase de mata-mata da Copa jogando as oitavas de final, ainda é incerta.
Assim, depois de “improvisar” Éder Militão na lateral direita após a lesão de Danilo, na estreia, contra a Sérvia, no compromisso com os suíços, Tite pode ter que usar o mesmo recurso do outro lado diante dos sul-coreanos, pois corre o sério risco de não ter os dois laterais da esquerda, sendo que a ausência de Alex Telles é uma certeza.
Na partida diante dos camaroneses, Marquinhos foi o substituto de Alex Telles e aparece como a principal opção. Neste caso, Militão e Thiago Silva formariam a dupla de zagueiros e Daniel Alves seria o lateral-direito.
Outra alternativa do treinador é caso ele conte com o retorno de Danilo, que já treinou no campo nos últimos dias e parece próximo do retorno. O jogador da Juventus é polivalente na defesa e já atuou por várias vezes, em emergências, como lateral-esquerdo na Seleção.
Se Danilo retornar ao time, pode ser que seja improvisado, com Éder Militão e Daniel Alves brigando pela vaga na direita e Marquinhos e Thiago Silva sendo mantidos na zaga.
Ataque
A ausência de Gabriel Jesus é sentida do ponto de vista grupo, mas para a composição do ataque, ela não chega a ser um grande problema, pois Tite trouxe nove atacantes para o Catar.
Para a função principal que o jogador do Arsenal exerce, que é jogar centralizado, o treinador conta com o titular Richarlison e o também reserva Pedro. Além disso, Rodrygo é um jogador polivalente e no Real Madrid, da Espanha, já atuou várias vezes na função.
A informação do corte dos dois atletas foi antecipada pelo
Exames
Em nota, a CBF explicou que Alex Telles e Gabriel Jesus passaram por “exames” e que as lesões no joelho foram confirmadas após uma ressonância magnética, impossibilitando que eles participem de jogos pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.
Veja a nota na íntegra:
“Conforme anunciado pela CBF após o jogo contra Camarões, os jogadores Alex Telles e Gabriel Jesus passaram por exames na manhã deste sábado (03). Acompanhados pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, eles realizaram uma ressonância magnética no joelho direito que confirmou as lesões e impossibilidade de recuperação a tempo de participar da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022.
O coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, está em contato com os diretores esportivos de Arsenal e Sevilla para definir se Alex Telles e Gabriel Jesus continuam com o elenco em Doha para continuidade do tratamento ou se retornam aos seus clubes”.