Ouvindo...

Arábia Saudita 1x2 México na Copa do Mundo: mesmo com a vitória, saldo de gols elimina mexicanos do Mundial

Seleção Mexicana fez jogo imponente contra os sauditas, e apesar do resultado, deixa a Copa pelo saldo de gols

Mesmo com o domínio em campo e vitória imponente, mexicanos estão eliminados da Copa

É comum se deparar com classificações baseadas em critérios de desempate em diversos campeonatos mundo afora. Agora, difícil se deparar em um desses caso em uma Copa do Mundo.

Pois bem, o torcedor agora pode falar que já viu isso acontecer em um Mundial. Pela última rodada do grupo C, todas as equipes tinham chance de classificação às oitavas de final. Na partida entre Arábia Saudita e México, triunfo mexicano por 2 a 1, mas isso foi suficiente apenas para igualar a seleção com a Polônia na classificação da chave. O desempate? Saldo de gols.

México e Polônia ficaram empatados em todos os itens do chaveamento, exceto o saldo. Como os mexicanos terminaram com saldo -1, e a Polônia com saldo 0, a seleção europeia avançou de fase.

O Jogo

O confronto começou com altíssima intensidade para ambos os lados, afinal, o empate não era interessante para sauditas nem mexicanos - sem a combinação com o resultado de Polônia x Argentina. O México, com maior qualidade técnica, acabou com maior posse de bola.

Os mexicanos dominaram o meio campo, pressionaram os sauditas desde a saída de bola, e finalizaram praticamente três vezes mais. O problema foi a pontaria, incapaz de abrir o placar mesmo em chutes de longa distância.

Do outro lado, Ochoa quase não apareceu nos primeiros 45 minutos. A Seleção Saudita tentou explorar contra-ataques, e até equilibrou a partida, apesar das poucas chegadas ofensivas.

O domínio mexicano se concretizou logo nos primeiros lances do segundo tempo. Em jogada de escanteio, Martín aproveitou desvio na primeira trave e só empurrou para marcar o primeiro tento do país no Mundial do Catar.

Os sauditas parecem ter sentido o gol, e não conseguiram reagir ao jogo proposto pelo México. Tanto que, minutos depois, em cobrança de falta de longa distância, Chávez acertou praticamente no ângulo para ampliar.

Àquela altura do jogo, o México precisava de mais gols para avançar, e manteve forte pressão sobre a defesa saudita. Especialmente com Chavez, autor do golaço de falta, a seleção finalizava inúmeras vezes, mas não conseguiu converter em gol. Apesar da disposição no jogo derradeiro e dois gols anulados, os esforços não foram suficientes para a classificação mexicana.

Arábia Saudita 1x2 México

Arábia Saudita: Alowais; Alghannam (Bahbri), Alamri, Altambakti e Albulayhi (Sharahili); Abdulhamid, Alhassan (Madu), Kanno; Albrikan, Aldawsari; Alshehri (Al-Obud). Técnico: Hervé Renard.

México: Ochoa; Gallardo, Moreno, Montes, Sánchez; Pineda (Carlos Rodriguez), Álvarez (Funes Mori), Chávez; Lozano, Martin (Raul Jimenez), Vega (Antuna). Técnico: Tata Martino.

Gols: Martín (2' 2T), Chávez (6' 2T) para o México; Aldawsari (49' 2T) para a Arábia Saudita
Cartões Amarelos: Álvarez (México); Alshehri, Alhassan, Altambakti, Madu, Alamri (Arábia Saudita)
Cartões Vermelhos: --

Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo C
Data e hora: Quarta-feira (30), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail
Arbitragem: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt (Inglaterra) e Simon Bennet (Inglaterra)
VAR: Massimiliano Irrati (Itália)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.