Ouvindo...

Acidente com carretas fecha a BR-040 em Congonhas: veja rota alternativa

Trânsito é complicado nos dois sentidos

Batida ocorreu na manhã desta sexta

Os dois sentidos da BR-040 estão fechados na manhã desta sexta-feira (24) em razão de um acidente envolvendo carretas na altura do km 603, na comunidade Pires, em Congonhas, região Central de Minas. Por volta das 9h15, uma faixa da via foi liberada. Com isso, motoristas enfrentam grande congestionamento.

A dica é passar pela estrada para Pires e seguir pelo Cruzeiro do Barnabé. Contudo, o movimento por já é intenso. Outra alternativa é seguir pela MG-30, passando por Outro Preto.

Mortes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou duas pessoas feridas em estado grave e pelo menos seis veículos envolvidos. Imagens recebidas pela Itatiaia mostram pelo menos três carretas atingidas, uma delas tombada.

O trecho conhecido como Pires é considerado o mais perigoso. Foi justamente neste local que, no dia 6 deste mês, três pessoas morreram em um acidente entre duas carretas carregadas com minério e um carro. A pista estava fechada em razão de obras. O carro e a primeira carreta pararam. Na sequência, a segunda carreta atingiu a traseira da primeira, que foi jogada para cima do carro de passeio. Três das quatro vítimas estavam no carro.

Dois homens morreram na hora e o terceiro foi socorrido e levado em estado grave para um hospital da cidade de Conselheiro Lafaiete, região Central do estado. A quarta vítima é o motorista da segunda carreta, que bateu na traseira do primeiro veículo de carga.

Principal ligação entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, a BR-040 tem fluxo intenso de carretas por causa da atividade de várias mineradoras na região. Somente no começo deste mês, cinco pessoas morrem em quatro acidentes no trecho.

Mobilização

Preocupados com a situação, prefeitos de cidades que ficam no entorno da BR-040 elaboram uma proposta para tirar as carretas com minério da rodovia.

O entendimento é que a passagem desses veículos de carga pela BR-040 e pela BR-356 contribui para aumentar o índice de acidentes. Nessa terça-feira (14), eles se reuniram em Itabirito e decidiram que vão apresentar, ao Senado e ao Ministério dos Transportes, projetos de desvio do fluxo de carretas pesadas de minério para vias alternativas, como ferrovias e estradas que já existem, e que passam por dentro das áreas de mineração. Estradas como a Via do Minério em Itabirito, e Pico da Fábrica, foram criadas por mineradoras.

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.