Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Prefeitura de BH prorroga Campanha de Multivacinação até 10 de novembro

Iniciativa é voltada para a imunização de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos; baixa cobertura vacinal preocupa município

A ação é destinada à imunização de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos

A ação é destinada à imunização de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos

Rodrigo Clemente/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, neste sábado (4), que irá estender a Campanha de Multivacinação até o dia 10 de novembro. A iniciativa estava programada para acabar neste sábado. A ação é destinada à imunização de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos. As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde da capital.

Seguem disponíveis, durante esta semana, as vacinas contra febre amarela, hepatites, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Há também doses do imunizante BCG, que previne da tuberculose, sendo ofertadas exclusivamente nos centros de saúde de referência. Ao todo, são 18 imunizantes ofertados na campanha.

“Essa é mais uma oportunidade para aqueles que não conseguiram comparecer às unidades. Os 152 centros de saúde, distribuídos nas nove regionais da cidade, continuarão disponíveis para a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes”, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias.

As vacinas serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada menor. Por isso, a PBH reforça que é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.

Baixa cobertura vacinal

Segundo a prefeitura, apenas 7,9% das crianças entre 6 meses e 2 anos receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19 na capital mineira. Entre as crianças de 5 a 11 anos a situação é parecida. Apenas 15,1% do grupo recebeu a dose de reforço. O Ministério da Saúde afirma que é necessário que 90% da população esteja vacinada.

A baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 em Belo Horizonte é motivo de preocupação para a prefeitura. “O vírus continua circulando e a vacina é a medida mais eficaz de prevenção às formas mais graves da doença e até mesmo o óbito. É fundamental que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes aos locais de vacinação para atualizar a situação vacinal”, reforçou o secretário municipal de Saúde.

Para aumentar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes da capital, a PBH promove a Campanha de Multivacinação. A dose monovalente da vacina da Covid-19 está sendo oferecida para o público de 6 meses a 14 anos completos. Já a dose bivalente é ofertada para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.

Leia mais