A vacinação contra a Meningite C, disponível para a população a partir de 16 anos, foi prorrogada até o dia 31 de julho, conforme uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O imunizante está disponível em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte até a nova data. Para receber a dose, é necessário que o cidadão esteja cadastrado em um dos postos de saúde — o cadastro, aliás, pode ser feito na hora.
Os endereços e horários de funcionamento dos centros de cada regional da capital estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio
Jandira Lemos, referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, explica que o movimento pela procura das doses está alto em função das campanhas simultâneas de vacinação.
“Orientamos o usuário que procure um horário que tenha disponibilidade e que tenha menor movimento para ir se vacinar”, recomenda.
Inicialmente, a vacinação contra a doença aconteceria apenas até 30 de abril. Entretanto, as doses acabaram mais cedo em Belo Horizonte, em 28 de abril. E, em paralelo, o Ministério da Saúde orientou que a campanha fosse prolongada por mais três meses para o público-geral. Em razão disso, o município solicitou mais vacinas contra a meningite, doses essas que recém-chegaram à cidade.
Balanço da vacinação
Desde o início da campanha temporário de vacinação contra a meningite C foram aplicadas 364 mil doses, que segue até o dia 30 de julho, conforme disponibilidade do imunizante. Cabe ressaltar que o governo estadual providenciará o envio de novas remessas de vacinas até o fim da prorrogação.
Para fins de cobertura vacinal não é considerado o público ampliado e sim a população que na rotina tem direito à vacina (doses aos 3 e 5 meses de idade e reforço aos 12 meses).
Atualmente a cobertura prioritária para crianças menores de 1 ano está em 53,8% e para crianças de 1 ano, a cobertura atual é de 58,1%.