Ouvindo...

Vacinação contra meningite C é prorrogada em Belo Horizonte

O imunizante está disponível em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte; para receber a dose, é necessário que o cidadão esteja cadastrado em um dos postos de saúde

Os endereços e horários estão disponíveis no portal da PBH

A vacinação contra a Meningite C, disponível para a população a partir de 16 anos, foi prorrogada até o dia 31 de julho, conforme uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O imunizante está disponível em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte até a nova data. Para receber a dose, é necessário que o cidadão esteja cadastrado em um dos postos de saúde — o cadastro, aliás, pode ser feito na hora.

Os endereços e horários de funcionamento dos centros de cada regional da capital estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio deste link.

Jandira Lemos, referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, explica que o movimento pela procura das doses está alto em função das campanhas simultâneas de vacinação.

“Orientamos o usuário que procure um horário que tenha disponibilidade e que tenha menor movimento para ir se vacinar”, recomenda.

Inicialmente, a vacinação contra a doença aconteceria apenas até 30 de abril. Entretanto, as doses acabaram mais cedo em Belo Horizonte, em 28 de abril. E, em paralelo, o Ministério da Saúde orientou que a campanha fosse prolongada por mais três meses para o público-geral. Em razão disso, o município solicitou mais vacinas contra a meningite, doses essas que recém-chegaram à cidade.

Balanço da vacinação

Desde o início da campanha temporário de vacinação contra a meningite C foram aplicadas 364 mil doses, que segue até o dia 30 de julho, conforme disponibilidade do imunizante. Cabe ressaltar que o governo estadual providenciará o envio de novas remessas de vacinas até o fim da prorrogação.

Para fins de cobertura vacinal não é considerado o público ampliado e sim a população que na rotina tem direito à vacina (doses aos 3 e 5 meses de idade e reforço aos 12 meses).

Atualmente a cobertura prioritária para crianças menores de 1 ano está em 53,8% e para crianças de 1 ano, a cobertura atual é de 58,1%.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.