Ouvindo...

Pneumonia representa 50% das internações por doenças respiratórias em Minas Gerais

Nos três primeiros meses de 2023, mais de 15 mil pessoas foram internadas por pneumonia nos hospitais públicos estaduais de Minas Gerais

A pneumonia atinge mais crianças e idosos

Entre janeiro e março de 2023, mais de 15 mil pessoas foram internadas com pneumonia do sistema de saúde público de Minas Gerais. Este número representa metade do total de internações por doenças respiratórias no mesmo período, que foi de 30.656.

Houve, ainda, um aumento relevante dos casos de pneumonia que levaram à internação. Enquanto em janeiro foram cerca de 5 mil internações, em maço foram 5.882. Apesar disso, a Secretaria Estadual de Saúde não registrou sobrecarga no sistema de saúde de Minas Gerais.

Outros estados, entretanto, vem enfrentando problemas com a alta das internações por doenças respiratórias. O estado do Amapá declarou situação de emergência de saúde pública no último sábado (13), devido a um surto de síndromes gripais e respiratória aguda grave (SRAG) em crianças.

Gripe

Entre janeiro e março, foram registradas 469 internações por gripe em Minas Gerais. Na última quarta-feira (17) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou imunização da população não vacinada a partir dos 6 meses contra a gripe influenza. A vacinação acontece em todos os centros de saúde, além de quatro postos extras e 35 farmácias.