Ouvindo...

Carnaval de BH: saiba o que fazer se chover durante o bloco e confira outras dicas de segurança

A capitã do Corpo de Bombeiros orienta o folião em caso de chuvas fortes, alagamento e enchentes no Carnaval

Bloco Chama o Sindico continuou nas ruas mesmo debaixo de chuva nesta quarta-feira

Antes do início do período do Carnaval de Belo Horizonte, que começou no dia 4 de fevereiro, a subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte e a Belotur, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Cemig, realizaram uma palestra sobre proteção e medidas de segurança para os representantes dos Blocos de Rua do Carnaval de BH.

A ideia era orientar os blocos de Carnaval a como se portar em algumas situações que podem representar perigo, como descargas elétricas e chuvas torrenciais, que são comuns nesta época do ano.

Apesar da previsão do tempo anunciar pancadas de chuva durante todo o feriado, a capitã Luciana Fagundes, do Corpo de Bombeiros, garante que o Carnaval foi planejado para que nenhum bloco desfilasse em áreas de risco.

“Quando os blocos iniciaram seu cadastro junto ao Corpo de Bombeiros Militar e A Belotour, como medida preventiva para esse período, todos os trajetos foram planejados para acontecer em áreas seguras, ou seja, fora de área de inundação e de outros riscos associados”

Ainda assim, a capitã reforça que é necessário que os foliões se atentem a algumas dicas de segurança e redobre a atenção em caso de chuvas fortes.

“Em caso de inundação não trafegue em ruas sujeitas a alagamento ou perto de córregos e ribeirões. Não deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos”, alerta.

Caso as pessoas estejam se deslocando pela cidade de carro quando cair um chuva forte, a capitã Luciana orienta a não estacionar debaixo de árvores e postes e ficar de olho no nível de água.

“Caso esteja em região de risco de inundação, procure um local alto e seguro e espere o nível da água baixar. Se a água atingiu metade da roda do veículo, a orientação é tentar sair do automóvel imediatamente. Se não for possível, saia do veículo e fique na parte superior dele até o resgate dos Bombeiros Militares”.

Descargas elétricas

Em caso de descargas elétricas, a capitã orienta os foliões a tomarem cuidado com fios rompidos e evitarem áreas abertas. O melhor é se abrigar em locais como lojas e não ficar perto de árvores.

“Em caso de descargas elétricas a recomendação é não permanecer em áreas abertas, não se abrigar debaixo de árvores e não utilizar equipamentos elétricos. Nunca se aproxime de fios elétricos rompidos e ligue imediatamente para Cemig no número 116 ou Defesa Civil 199. Em caso de acidente deve-se ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar número 193”.