Mesmo com o anúncio da nova greve dos metroviários para esta terça-feira (14), todas as estações do metrô de Belo Horizonte funcionam normalmente no início da manhã. Os portões das 19 estações abriram às 5h15. Ouvintes entraram em contato com a redação da Itatiaia e informaram que os trens estavam saindo das estações com passageiros.
Procurada pela Itatiaia, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou que a situação estava normal neste início da manhã. Já o Sindicato do Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro) informou que o metrô circula no começo desta manhã em razão dos trabalhadores que não aderiram à greve e que, na troca de turno, o serviço pode parar.
“A CBTU-MG informa que todas as estações do sistema estão abertas e o metrô está operando normalmente. No horário de pico desta manhã, os trens terão intervalo de cerca de 12 minutos”, diz comunicado da companhia.
A CBTU tinha anunciado nessa segunda-feira (13) que entrou na Justiça para garantir o funcionamento dos trens.
Lembrando que está marcada para hoje uma audiência online convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, a partir das 14h30. Vão participar da reunião representantes da CBTU e do Sindmetro, para discutir a situação da greve, que até então não começou.
O resultado da reunião deve ser levado a debate em assembleia da categoria, prevista para às 17h, na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.
A categoria é contra a privatização do metrô e pede a revogação do leilão realizado no dia 22 de dezembro de 2022. De acordo com o Sindicato dos Metroviários, os 1.600 funcionários do metrô de BH não tiveram nenhuma garantia de emprego após a venda do modal da capital.