Ouvindo...

Chuva em Minas provoca destruição e em cidades do Vale do Mucuri

Nas últimas 24 horas, Campanário e Teófilo Otoni registraram desmoronamento de terra e estragos em posto de gasolina

Deslizamento no Bairro Lagoinha, em Campanário

Subiu para 11.532 o número de pessoas desalojadas por conta da chuva em Minas Gerais. Essa é a informação atualizada, na manhã desta sexta-feira (27), do boletim da Defesa Civil estadual. No total, 243 cidades estão em situação de emergência ou calamidade. Vinte e uma pessoas morreram.

Os temporais da última madrugada continuam a provocar estragos. Em Campanário, no Vale do Mucuri, um desmoronando atingiu casas na Rua José Martins Silva, no bairro Lagoinha. Informações preliminares apontam que havia perigo de um poste e rede elétrica cair.

A cidade já é castigada pelo volume de precipitação desde o fim do ano passado. O município, inclusive, decretou “situação de anormalidade” em 19 de dezembro do ano passado. Na mesma região, em Teófilo Otoni, a forte chuva comprometeu a estrutura de um posto de gasolina.

No Vale do Jequitinhonha

Ontem, a cidade de Salinas, no Jequitinhonha, registrou pontos de alagamentos na cidade, afetando rodoviárias e até mesmo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. 38 pessoas ficaram desalojadas.

Dois rios tiveram seus níveis aumentados e os bairros mais atingidos foram Cidade Jardim, Panorama, Boa Vista, São Miguel, Industrial e Nova Esperança.

A Defesa Civil Municipal juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar estão, nesta manhã, em campo restabelecendo os serviços essenciais. O abastecimento de água foi afetado devido ao rompimento de uma adutora.

“O serviço está sendo normalizado gradativamente com previsão de retorno completo para sábado (28)”, informou o boletim.

Previsão de chuva contínua

De acordo com o órgão, o volume de chuva no Norte e Leste de Minas Gerais deve diminuir. Entretanto, o dia ainda deve ser de muita nebulosidade nestas áreas, com momentos de mormaço ou sol seguidos de pancadas de chuva e trovoadas.

À noite, a tendência é de redução das nuvens no Norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri.

As típicas pancadas de verão são esperadas no Triângulo Mineiro e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No restante do estado, a previsão é de sol entre nuvens e apenas possibilidade de chuva isolada.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil do estado.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.