Ouvindo...

Greve de ônibus em BH: paralisação começa nesta segunda, mas não é possível prever adesão, diz sindicato

Motoristas podem ou não aderir a greve que começa nesta segunda (16)

Greve de ônibus começa nesta segunda

O Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH) confirmou o início da greve de ônibus na capital para esta segunda-feira (16). A partir de meia-noite, os motoristas podem optar por aderir ou não a paralisação. Os trabalhadores reivindicam: reajuste salarial, retorno do ticket de alimentação nas férias e mudança dos profissionais por intervalo.

À Itatiaia, a categoria explicou que não é possível prever a adesão de trabalhadores à greve. Na segunda-feira é que o sindicato saberá, ao certo, quantos motoristas optaram por participar do movimento.

Leia também:

Entenda

Os motoristas pedem que o reajuste salarial seja igual ou superior ao concedido para trabalhadores da região Metropolitana de Belo Horizonte, que é de 8,2%. Porém, as empresas da capital oferecem 7,19%. - 1,01% a menos.

Paulo César Silva, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), diz que os trabalhadores exercem a mesma função e têm a mesma responsabilidade que os da região Metropolitana. Por isso, merecem o mesmo reajuste.

“O que está incomodando a categoria é também o intervalo alimentação, que até está na Justiça, e também a volta do ticket nas férias e o abono salarial junto”, acrescentou.

O presidente do sindicato afirmou também que foram sete tentativas de negociação em quatro meses e que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) não apresentou proposta neste período.

Em nota, o Setra-BH explicou que, com o congelamento das tarifas desde 2018 e o aumento nos custos, as empresas foram “financeiramente estranguladas” e que, sem subsídio, elas não teriam capacidade financeira de assumir novas obrigações por tempo indeterminado.

Com informações de Camila Campos e Mariana Cavalcanti

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.