Ouvindo...

Reabertura da Biblioteca Pública de MG é adiada pela terceira vez e é marcada para fim de janeiro

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa está em obras desde fevereiro de 2022 e reabertura já foi adiada três vezes

Tanto o prédio sede da biblioteca quanto o anexo da Rua da Bahia receberam reformas

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) informou que a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será reaberta, completamente, no dia 27 de janeiro. O estabelecimento, localizado na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, está em obras desde fevereiro de 2022.

Esta é a terceira vez que a reabertura da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é adiada. Inicialmente, ela seria aberta em agosto de 2022 e, depois, passou para dezembro. Na época, a Secult alegou que o atraso era devido às fortes chuvas do início do ano que interromperam as obras e alteraram o cronograma.

Reforma

De acordo com o Governo de Minas Gerais, as obras no prédio sede abrangem o projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), guarda-corpo das rotas de fuga, instalação de porta corta-fogo e acessibilidade. Janelas e fachada também passaram por manutenção e um projeto de impermeabilização for feito no terceiro andar e subsolo.

Já no anexo da Rua da Bahia, também foi feito um projeto de segurança para obtenção do AVCB, com instalação de guarda corpo nas rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndio, além de manutenção da rede elétrica e reforma na fachada. O espaço será aberto no dia 27 de janeiro, representando a reabertura total da biblioteca.

Acervo

Com a reabertura, a biblioteca vai contar também com novidades no acervo. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a biblioteca recebeu mais de 17 mil itens. O término da catalogação está previsto para março, mas até o fim de fevereiro serão entregues 11 novas estantes. Outros 23 livros novos em Braille também foram entregues.

Atualmente, o acervo da Biblioteca possui mais de 500 exemplares disponíveis. O projeto de reforma teve um investimento total de R$2 milhões.