O incêndio que atinge a Serra do Curral, em Belo Horizonte, continua pelo terceiro dia consecutivo. Neste domingo (11), 19 bombeiros combatem as chamas com outros 20 brigadistas.
Segundo o capitão Cristiano Antônio Soares do Corpo de Bombeiros, os trabalhos começaram por volta das 5h30.
“O local que tinha mais chamas altas foi feito o combate. Mas vamos fazer um rescaldo e monitoramento desse foco durante todo o dia porque o horário crítico é no período da tarde, após 12h”, disse.
Nesse sábado, os bombeiros combateram duas linhas de fogo que ameaçavam torres de transmissão de rádios e TVs na Serra do Curral, em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os focos no local chegaram a ameaçar o Parque das Mangabeiras e os imóveis residenciais localizados ao pé da Serra. Segundo o tenente Durães, do Corpo de Bombeiros, as equipes seguiram no local até às 4h da madrugada e depois realizaram monitoramento da área.
O fogo teve início na Fazenda Ana da Cruz, que fica na mata da Tamisa, em um local conhecido como Cubango.
Animais silvestres
E um homem capturou pelo menos dez aves silvestres durante o incêndio que consome a Serra do Curral. Os pássaros foram resgatados por agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, que flagraram o crime.
Ao se depararem com os agentes, o suspeito abandonou as sacolas com as gaiolas onde prendeu os pássaros e conseguiu fugir.
As aves foram levadas para uma clínica veterinária, onde receberam atendimento antes de serem devolvidas ao ambiente natural. Os animais foram encontrados extremamente desidratados.
(com informações de Amanda Antunes)