Ouvindo...

Defesa Civil faz nova vistoria na Santa Casa de BH e não encontra risco na estrutura do prédio

Duas pessoas morreram e 26 funcionários estão internados. Incêndio ocorreu na noite dessa segunda (27)

Local após incêndio

A Defesa Civil realizou uma vistoria complementar na Santa Casa de Belo Horizonte, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (28). “Não houve alteração da vistoria anterior. Não foi constatado risco estrutural”, informou o órgão.

Vinte e seis funcionários estão internados por causa do incêndio que destruiu um dos andares na noite de segunda-feira (27). A informação foi confirmada pelo diretor jurídico de governança e planejamento da unidade hospitalar, João Costa de Aguiar Filho.

Segundo a assessoria da unidade, 25 estão no Hospital São Lucas, que pertence ao Grupo Santa Casa BH. Dois deles estão no CTI, com quadro clínico estável. Um funcionário está no Pronto Socorro João XXIII.

Devido à grande quantidade de fumaça inalada durante a remoção dos pacientes, 25 funcionários estão internados no Hospital São Lucas e “nenhum deles está com queimadura”, explicou o diretor que completou que nenhum paciente foi atingido pelo fogo.

Dois pacientes internados em estado grave não resistiram e morreram durante a evacuação pelo incêndio que atingiu o CTI da unidade de saúde.

Todo o prédio precisou ser evacuado às pressas, e cerca de 50 pacientes acabaram sendo transferidos para outros hospitais públicos da região – segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), treze pacientes foram acolhidos no Hospital João XXIII e três bebês internados na UTI neonatal da Santa Casa foram levados à Maternidade Odete Valadares; os outros foram transferidos para o Hospital São Lucas, conforme informou o diretor-jurídico da Santa Casa, João Costa.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou, por meio de nota no fim desta manhã, que foram realizados os levantamentos periciais e os corpos das vítimas removidos, sendo encaminhados ao Instituto Médico Legal Dr. André Roquette, na capital, para identificação e exames.

“Os corpos encontram-se no IML e a causa e as circunstâncias do incêndio segue sendo apurada pela Polícia Civil”, disse.

(Com Lara Alves Lucas Borges, Lucas Sanches, Lucas Pavanelli e Renato Rios Neto)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.