Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem 2023: quase 30% das escolas que terão o exame em SP estão sem luz; prova pode ser remarcada

Concessionária de energia da capital afirma que disponibilizará geradores para as instituições, caso seja necessário

84 das 308 escolas onde o exame será aplicado estão sem energia elétrica

84 das 308 escolas onde o exame será aplicado estão sem energia elétrica

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os estudantes que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de São Paulo, neste domingo (5), podem ter a prova reagendada. Isso porque 84 das 308 escolas (ou 27,3%) onde o exame será aplicado estão sem energia elétrica, desde o temporal que atingiu a capital na tarde de sexta-feira (3). As informações são do Portal G1.

A concessionária Enel afirmou que disponibilizará geradores para as instituições que ainda não tiverem a energia reestabelecida até o horário da prova. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, afirmou que o edital prevê a reaplicação da prova para participantes que tenham algum problema logístico causado por desastres naturais.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) afirmou que abriu um gabinete de crise para acompanhar a situação das 308 escolas. Tarcísio quer que os estudantes sejam avisados com antecedência sobre eventuais mudanças na aplicação da prova.

Chuva deixa pontos de São Paulo sem energia

Uma forte chuva que caiu sobre o estado de São Paulo na sexta-feira (3), causou estragos e mortes em várias cidades. Segundo a Defesa Civil, seis pessoas morreram em decorrência de desabamentos de muros, paredes e árvores. As vítimas foram registradas em São Paulo, Osasco, Santo André, Limeira e Suzano.

Além das mortes, a chuva também afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos bairros da capital paulista. Segundo a Enel Distribuição São Paulo, as zonas sul e oeste foram as mais atingidas, mas também houve problemas nas zonas leste e norte.

Até a manhã deste sábado (4), alguns locais ainda estavam sem luz. Os moradores reclamam da falta de previsão para o restabelecimento do serviço e da dificuldade de contato com a empresa.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais