Ouvindo...

Por que coração artificial ajuda MC Marcinho, mas não pode ser usado no caso de Faustão? Entenda

A gravidade dos casos determina qual procedimento deve ser feito; artistas esperam na fila do SUS por um transplante de órgão

Entenda sobre o procedimento que pode ser feito enquanto aguarda órgão

Quando um coração artificial pode ser implementado? Com a notícia de que Mc Marcinho e o apresentador Faustão aguardam na fila do Sistema Única de Saúde (SUS), muitas dúvidas surgiram sobre esse tipo de procedimento. Para falar sobre o tema, a reportagem da Itatiaia conversou com Felipe Becker, cirurgião cardiovascular da Santa Casa BH.

“Existem alguns tipos de aparelhos usados nos casos de insuficiência cardíaca grave e avançada, chamados ‘dispositivos de assistência ventricular’. Estes implantes não são um verdadeiro coração artificial, apesar de serem conhecidos como tal, mas são os mais utilizados atualmente”, disse.

Leia também:
Transplante de coração: entenda riscos e como funciona a fila de espera em que está Faustão
Santa Casa realiza seu 100º transplante de coração: ‘corrida de esperança’

Ele explica que o coração artificial pode ser utilizado, momentaneamente, para dar condições de sobrevida até que o paciente seja contemplado com um órgão para doação no transplante. Segundo o médico, em alguns casos, ele pode ser usado como tratamento definitivo caso haja alguma contra-indicação ao transplante, por exemplo.

O procedimento é complexo e existem alguns aparelhos de suporte hemodinâmico temporário implantados no centro cirúrgico como também laboratório de hemodinâmica e até mesmo à beira do leito no CTI dependendo da gravidade do paciente.

“Já os dispositivos de assistência de longa permanência necessitam de cirurgia de grande porte, de ‘peito aberto’ onde uma espécie de ‘bomba’ aspira o sangue da cavidade cardíaca (ventrículo) e o devolve na circulação, fazendo a função de bombeamento do músculo cardíaco”, explicou.

Felipe afirmou que esse procedimento ainda não está disponível no SUS, somente na rede privada. “Os custos são muito variáveis dependendo do tipo de dispositivo utilizado”, finalizou.

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Bráulio, disse que a cirurgia para implante de coração artificial pode custar entre R$ 500 mil e R$ 600 mil.

Com isso, não é possível determinar o porquê o Faustão não pode receber o coração artificial, mas, o médico explica que a gravidade do caso determina se o paciente poderá ou não passar pelo procedimento.

MC Marcinho sofre parada cardíaca

Márcio André Nepomuceno Garcia, mais conhecido como Mc Marcinho, sofreu uma parada cardíaca no dia 10 de julho, dias após ser internado. O artista, que coleciona vários hits, dentre eles, “Glamurosa”, está no Hospital Copa D’or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A internação de Márcio André Nepomuceno Garcia causou comoção nas redes sociais. O nome do cantor foi parar entre os assuntos mais comentados, onde fãs manifestam torcida pela recuperação do artista.

Faustão é internado com insuficiência

Faustão foi internado no dia 5 de agosto para tratar um quadro de insuficiência cardíaca. Segundo a nota enviada pelo hospital à reportagem, trata-se de uma “condição que vem sendo acompanhada desde 2020”.

O apresentador está sendo submetido à diálise e necessita de medicamentos para “ajudar na força de bombeamento do coração”, diz o texto.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.