Ouvindo...

Polícia Civil investiga caso de racismo em unidade do McDonald’s no Rio de Janeiro; veja vídeo

Clientes da lanchonete presenciaram a discussão entre uma mulher e um jovem negro e postaram vídeos nas redes sociais

De acordo com a 35ª DP

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um suposto caso de racismo ocorrido em uma unidade do McDonald’s, no bairro de Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense, na última segunda-feira. (31). Clientes da lanchonete presenciaram a discussão entre uma mulher e um jovem negro e postaram vídeos nas redes sociais (confira abaixo).

Segundo testemunhas, a confusão começou após uma mulher alegar que a vítima, Mateus da Silva Francisco, furou a fila do estabelecimento. Nas imagens é possível ver que, irritada, a mulher diz que “odeia pretos “e que racismo não dá cadeia. Ela ainda tenta intimidar a vítima afirmando ser esposa de um miliciano.

Em outro momento da discussão, a acusada se identifica como Amanda Ornela e afirma ser médica. No entrando, não há nenhum da suposta profissional no sistema do Conselho Regional de Medicina (Cremerj).

De acordo com a 35ª DP (Campo Grande), um inquérito foi instaurado para apurar o crime de racismo. A vítima foi ouvida, assim como a autora, que no primeiro momento negou o fato e depois manifestou o desejo de ficar em silêncio. Funcionários do estabelecimento serão ouvidos e imagens de câmeras de segurança do local foram requisitadas. A investigação está em andamento.

Veja vídeo

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.