Um pirarucu de quase 2,5 metros e mais de 130 quilos feriu a boca do youtuber Fabio Fregona, conhecido como Baca, após ser fisgado em um rio da Amazônia, em Rondônia. Baca filmou a ‘batalha’ e postou as imagens no Youtube nessa segunda-feira (8). É possível ver o momento que o peixe dá um bote para se livrar e atinge a boca do influencer, que estava sozinho em um caiaque.
“Quando pesquei há dois anos atrás um pirarucu de 2 metros, achei que tinha zerado a vida, que seria impossível bater esse recorde... Mas o destino tinha outros planos... Hoje trago para vocês a maior batalha da minha vida, de novo com um pirarucu, só que agora com bem mais de 2m — cerca de 2,30m — que, de acordo com as métricas, deve pesar uns de 130 quilos”, escreveu em seu canal do Youtube.
O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo. O nome vem de dois termos indígenas pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido à cor de sua cauda. Uma pancada da cauda do pirarucu pode desacordar facilmente uma pessoa. O mesmo risco ocorre com a cabeço do peixe, que é bastante rígida.
“Confesso que tive medo, sei que corri grandes riscos, muitos deles por querer tirar e soltar o peixe o mais rápido possível, para devolvê-lo saudável à natureza. O resultado disso é ter que manusear um dos peixes mais perigosos do mundo, gigantesco, sozinho, no seu ambiente, com todo gás para se defender. Cheguei ao meu limite e tive a minha lição”, escreveu.
Em 2014, um pirarucu matou um homem no município de Maraã (a 632 quilômetros de Manaus). Ele estava pescando quando foi atingido pela cauda do peixe quando este se debatia para escapar da captura.
O pirarucu se alimenta de seres animais e vegetais, como frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas. Pode atingir três metros e vinte centímetros e seu peso pode ir até 330 kg. A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo de muitos anos.