O tiktoker Agenor Tupinambá se despediu da filhote de capivara ‘Filó' e entregou o mamífero ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus, nessa quinta-feira (27).
Conforme a reportagem do G1, o animal foi transportada em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam no local. De lá, a capivara foi levada até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve ser feito um trabalho para que ela seja reintegrada à natureza.
Nas redes sociais, Agenor se declarou para o pet: “eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja”.
Relembre o caso
Um tiktoker que mostrava sua rotina com um filhote de capivara, que mantinha como animal de estimação, foi multado pelo Ibama do Amazonas por maus-tratos e retirada de animal selvagem do habitat natural.
Pelo seu perfil no Instagram, Agenor Tupinambá informou que foi denunciado por exploração animal e precisou pagar multas de R$17 mil reais. Também foi determinado que ele retire todos os vídeos com a Filó, a capivara e entregue o animal a um centro de tratamento.