Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Janela faz Botafogo exceder limite de estrangeiros; entenda o cenário

Com contratação de uruguaios e iminente chegada de zagueiro angolano, elenco passará a ter nove jogadores estrangeiros

Diego Hernández, Di Plácido, Segovinha, Victor Cuesta e Gatito Fernández: gringos estão em alta no Botafogo

O Botafogo se movimentou e acertou com cinco contratações para o segundo semestre de 2023. A direção fechou com reforços pontuais para posições carentes e, com auxílio do departamento de scout, buscou nomes “fora da caixinha. Há um porém: o time, agora, conta com um número maior de atletas estrangeiros do que o permitido em partidas do Campeonato Brasileiro. A Itatiaia explica o cenário.

Os gringos que se juntaram ao elenco nesta última janela foram os uruguaios Diego Hernández (meia), Mateo Ponte (lateral-direito) e Valentín Adamo (atacante). O angolano Bastos é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias, completando a “Legião Estrangeira”, agora composta por oito jogadores.

No Brasileirão, cada time só pode relacionar sete estrangeiros por partida - veja mais detalhes abaixo.

Di Plácido, Segovinha e Gatito Fernández são nomes importante do elenco e utilizados com frequência na temporada, inclusive o goleiro, que tem atuado com frequência na Sul-Americana.

Cuesta seria o nono estrangeiro, mas tem a cidadania brasileira e não entra na conta dos “gringos”.

Com todos nomes à disposição, caberá a Bruno Lage e sua comissão técnico definir os relacionados. Vale ressaltar que Jacob Montes está entre os nove estrangeiros contabilizados nesta reportagem.

O meia, nascido nos Estados Unidos e contratado em agosto de 2022, não tem espaço no time principal e, apesar de manter-se em atividade com o grupo, não é relacionado para as partidas.

Vale destacar que, apesar de ter atuado pela seleção da Espanha, Diego Costa não contará como estrangeiro. O atacante é natural de Sergipe e, tendo dupla cidadania, optou por atuar pela “Furia”.

Campeonato Brasileiro

Para a Série A de 2023, os clubes aprovaram, por unanimidade, o aumento do número de estrangeiros permitidos: de cinco para até sete jogadores do exterior relacionados por cada equipe nas partidas.

Vale destacar que o regulamento do Brasileirão permite que cada clube inscreva 50 jogadores até 25 de agosto, podendo substituir oito atletas até o dia 15 de setembro, dentro os anteriormente inscritos.

Copa Sul-Americana

A Conmebol não limita o número de estrangeiros na Sul-Americana, mas há regras para a inscrição dos reforços. No caso do Botafogo, que avançou para as quartas de final, o clube tem até sábado (19) para apresentar o formulário indicando as três substituições permitidas na lista de até 50 jogadores.

Se avançar às semifinais - Botafogo enfrenta o Defensa y Justicia-ARG nos dias 23 e 30 de agosto, no Rio e em Buenos Aires, respectivamente -, o clube poderá fazer mais três alterações entre os inscritos.

Os gringos do Botafogo

  • Argentina - Di Plácido (LD) e Victor Cuesta** (Z)

  • Angola - Bastos Quissanga (Z)*

  • Paraguaia - Gatito Fernández (G) e Matías Segovia (A)

  • Estados Unidos - Jacob Montes (M)

  • Uruguai - Diego Hernández (M), Mateo Ponte (LD) e Valentín Adamo (A)

*Jogador ainda não foi oficializado pelo Botafogo, mas tem um acerto com o clube

**O zagueiro argentino se naturalizou brasileiro e não conta como estrangeiro nas partidas

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.