Técnico do Minas, Leo Costa comemorou a chegada do ala-armador Gui Santos à NBA. O jogador, draftado pelo Golden State Warriors em junho de 2022, assinou nesta semana contrato definitivo com a franquia e estreou nessa quinta-feira (17) pela equipe principal.
Gui Santos, de 21 anos, foi revelado pelo Minas em 2018 e trabalhou com Leo Costa entre 2019 e 2022, quando foi draftado. Juntos, eles conquistaram a Copa Super 8 de 2022.
“Muito orgulhoso, muito feliz por ele. Falei com ele no dia que saiu o anúncio do contrato dele, merece demais. Tive o prazer e o privilégio de trabalhar com ele esses três anos, de um momento muito importante no crescimento da carreira dele, mas ele tem muito mérito”, disse Leo Costa, à Itatiaia.
“É um garoto que sempre buscou isso, trabalha muito, e acho que trabalho recompensado, no caso dele é um exemplo disso. Chegou aqui com 14 anos no Minas, formado aqui nas categorias de base, trabalho excelente conduzido pelos treinadores e coordenado pelo Flávio Davis há muitos anos”, completou.
Depois de jogar a primeira temporada na G-League, a liga de desenvolvimento da NBA, pelo Santa Cruz Warriors, Gui Santos, que também defende a Seleção Brasileira, assinou contrato definitivo com a franquia, até o fim da temporada 2025/2026. Agora, o ala-armador pode atuar tanto G-League quanto no time principal.
Estreia de Gui Santos
Gui Santos estreou pelo Warriors na derrota por 128 a 109 em casa para o Oklahoma City Thunder, no Chase Center, em San Francisco. O ala-armador teve dois pontos, três rebotes e uma assistência, em três minutos e 52 segundos de quadra.
O Warriors é o oitavo colocado da Conferência Oeste da NBA, com seis vitórias e sete derrotas. A equipe voltará à quadra pela NBA no sábado (18), às 22h30 (de Brasília), novamente em casa e contra o OKC.