Ouvindo...

Basquete: Raulzinho, ex-Minas, é oficializado como reforço do Fenerbahçe

Brasileiro deixa a NBA após oito temporadas e disputará principal competição europeia

Jogador foi oficializado como reforço da equipe turca

O armador Raulzinho, revelado pelo Minas e de sólida carreira da NBA, terá um novo desafio na carreira. O jogador foi oficializado como reforço do Fenerbahçe-TUR para a temporada 2023-24. O atleta se apresentará ao time turco após a participação do Brasil no Mundial de Basquete. A Itatiaia tinha antecipado o acordo.

“Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos, melhorei o meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fener e estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem”, disse o jogador.

Pelo clube turco, Raulzinho disputará a Euroliga, principal torneio de basquete do continente. O Fener foi campeão do torneio na temporada 2016-17. Na última edição, chegou às oitavas de final e perdeu para o vice-campeão Olympiacos-GRE.

Apesar da empolgação, Raulzinho destacou que o principal foco agora é a Seleção Brasileira. O jogador está com o grupo de jogadores que está a caminho da Austrália para amistosos de preparação para o Mundial.

“Só vou pensar na Turquia depois do Mundial. Minha cabeça está aqui, com a Seleção Brasileira, meu foco está na preparação para a Copa do Mundo. Temos um objetivo, que é fazer um bom campeonato e todos os esforços estão concentrados nisso”, afirmou.

Brasil no Mundial

O Brasil está no Grupo G do Mundial, junto de Irã, Espanha - atual campeã - e Costa do Marfim. Na segunda fase, a chave do Brasil cruza com a H, com Canadá, Letônia, Líbano e França - atual vice-campeã olímpica.

Os dois melhores de cada chave seguem e carregam os primeiros resultados, mas sem enfrentar o time inicialmente do mesmo grupo.

Depois, os dois melhores do cruzamento avançam para as quartas de final. Tanto o Grupo G quanto o H terão sede em Jacarta, na Indonésia.

O torneio dá duas vagas para cada continente - Américas, Europa, África, Ásia e Oceania - nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Os times melhores colocados que não conseguirem a classificação disputam o Pré-Olímpico para definir os últimos quatro classificados.

Amistosos preparatórios para a Copa do Mundo

14 de agosto, às 3h30 (de Brasília) - Brasil x Sudão do Sul (Boomers x World)

16 de agosto, às 5h45 (de Brasília) - Brasil x Austrália (Boomers x World)

17 de agosto, às 3h30 (de Brasília) - Brasil x Venezuela (Boomers x World)

20 de agosto, às 4h (de Brasília) - Brasil x Itália (Solidarity Cup)

21 de agosto, às 9h (de Brasília) - Brasil x Sérvia (Solidarity Cup)

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.