O jogo que valeu ao Atlético o título brasileiro de 1971 é o maior confronto entre os dois clubes. Há outros capítulos marcantes entre os dois clubes, que fazem um desses jogos especiais neste sábado (16), às 21h, na Arena MRV, fechando a 23ª rodada de uma Série A que tem o clube carioca como líder disparado.
Dentro dessa lista de duelos históricos entre os dois alvinegros está sem dúvida a disputa por uma vaga nas quartas de final da Taça Brasil de 1967. Depois de passar pelo Goytacaz, de Campos, na semifinal da Zona Central, o Atlético encarou o Botafogo na decisão da chave.
O Glorioso fez 3 a 2 no primeiro jogo, no Maracanã, em 11 de outubro. Os gols dos cariocas foram de Roberto, Rogério e Paulo César Caju, todos jogadores de Seleção Brasileira, com o primeiro e o terceiro sendo tricampeões do mundo em 1970, no México. Os laterais Canindé e Décio Teixeira balançaram a rede para o Galo.
Em 1º de novembro de 1967, a segunda partida foi disputada no Mineirão e o Botafogo se classificava com um empate. Mas o Atlético venceu por 1 a 0, com um gol de Ronaldo Drummond cobrando pênalti. Com isso, era necessária uma partida desempate.
Esse jogo aconteceu também no Gigante da Pampulha. Após empate sem gols no tempo normal, a prorrogação terminou 1 a 1, com Ronaldo Drummond marcando aos três minutos do segundo tempo da prorrogação e Gérson, de pênalti, empatando aos 13.
A igualdade levou a decisão da vaga nas quartas de final da Taça Brasil de 1967 para a moedinha, pois o regulamento previa sorteio. Isso mesmo, o árbitro Armando Marques mandou a moedinha para o alto no meio do gramado do Mineirão e o Atlético foi o vencedor.
Muita gente garante que a moeda nem tinha caído ainda e os atleticanos já tinham começado a comemoração, num dia em que o Gigante da Pampulha recebeu mais de 70 mil pagantes.
Neste sábado, a moedinha vai apenas sortear os lados dos clubes no primeiro tempo e a saída de bola. De toda forma, o jogo é decisivo para os dois lados. Para o Atlético, vencer é fundamental para ganhar moral na briga por vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem. O Botafogo busca três pontos que o deixariam ainda mais próximo da taça do Brasileirão depois de quase três décadas.