Nesta segunda-feira (24), o Atlético comemora 10 anos do título internacional mais importante de sua história. Em 24 de julho de 2013, o Alvinegro entrava em campo com a missão de despachar o Olímpia para levantar o caneco da Libertadores. Nem a derrota por 2 a 0 no Paraguai, na partida de ida, fez time e torcida desanimarem do sonho. E deu certo!
Um dos personagens mais importantes da equipe campeã da América, o ex-volante Pierre coleciona histórias daquele grupo, que ficará eternamente guardado na memória. Uma delas, das ‘porradas’ que dava num companheiro de time durante os treinos na Cidade do Galo.
Durante participação no programa Mesa Redonda, na Itatiaia, o ‘pitbull’, apelido dado a Pierre pela forte marcação nos adversários, recebeu mensagem especial de Luan, falando das entradas duras que sofria do amigo.
“Luanzinho me dava um trabalho danado. Eu com trinta e poucos anos e ele correndo o treino todo. Era a fumaça do treino. Se eu não chegasse junto, ele acabava com o treino”, brincou o ex-volante.
“Ou ele vinha para o meu lado, ou ia para o do Donizete. Ainda tinha Rosinei e Josué. Não tinha como escapar”, acrescentou.
Pierre pelo Atlético
Pelo Atlético, Pierre fez 170 jogos. Apesar de não ter balançado a rede pelo clube, ele se tornou ídolo da torcida e recentemente esteve em campo no ‘Lendas do Galo’, evento de inauguração da Arena MRV.
Ao lado de craques do passado, ele finalmente pôde marcar seu primeiro tento. Apesar de não ser num confronto oficial, o ex meio-campista levou os 20 mil atleticanos presentes ao estádio ao delírio.
Maior renda da história
A partida entre Atlético x Olímpia, disputada no Mineirão, entrou para a história do futebol brasileiro. Os R$ 14.176.146 de renda até hoje não foram superados em nenhum outro confronto entre clubes no país.
Na ocasião, o Gigante da Pampulha recebeu 56.557 pagantes para o confronto decisivo do torneio mais importante da América do Sul. Ao todo, 58.620 pessoas marcaram presença e viram o Galo dar a volta olímpica.
Ficha do jogo:
ATLÉTICO-MG 2 (4) X (3) 0 OLIMPIA
ATLÉTICO:
Victor; Michel (Alecsandro), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre (Rosinei), Josué, Tardelli e Ronaldinho; Bernard e Jô. Técnico: Cuca
OLÍMPIA:
Martín Silva; Manzur, Miranda e Candia; Alejandro Silva (Giménez), Mazacotte, Aranda, Pittoni e Benítez; Salgueiro (Baez) e Bareiro (Ferreyra). Técnico: Ever Hugo Almeida
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de julho de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wimar Roldan (COL)
Assistentes: Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz (ambos da Colômbia)
Cartões Amarelos: Bernard, Luan (Atlético), Salgueiro, Martín Silva, Ferreyra, Giménez e Benítez (Olímpia)
Cartão Vermelho: Manzur
Gols: Jô, a 1, e Leonardo Silva, aos 40 minutos do segundo tempo (CAM)
Público: 56.557 pagantes
Renda: R$ 14.176.146,00