O Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, mais conhecido como Carneirão, no interior da Bahia, receberá um jogo decisivo no domingo (23), a partir das 18h (de Brasília), que soa como um clássico. Atlético-BA e Cruzeiro-AL estarão em campo em busca de uma vaga na segunda fase da Série D. Homônimos dos rivais mineiros, os clubes de Alagoinhas-BA e Arapiraca-AL precisam da vitória para seguir sonhando com o acesso à terceira divisão nacional.
A partida, válida pela 14ª e última rodada do Grupo 4 da Série D, promete ter casa cheia. Os ingressos terão preço único de R$ 10. Em 7 de maio, na primeira rodada da chave, quem levou a melhor no ‘clássico do Nordeste’ foi o Cruzeiro-AL, que venceu por 1 a 0 em Arapiraca.
Conheça o Atlético, de Alagoinhas
Apesar da estrutura do nome ser diferente em relação ao Galo de Minas, o Alagoinhas Atlético Clube também é chamado pelos torcedores de Atlético. Embora não haja ligação histórica direta entre os clubes, algumas coincidências chamam a atenção.
Fundado em 1970 depois da unificação de vários times da cidade, o Atlético, de Alagoinhas, entrou em campo pela primeira vez apenas no dia 30 de janeiro de 1971, em um amistoso com o Fluminense de Feira de Santana-BA. O ano também é especial para os torcedores do Clube Atlético Mineiro, que se tornou campeão brasileiro pela primeira vez no final daquela temporada.
O clube baiano conseguiu se consolidar no futebol do estado e chegou a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro duas vezes, mas faltava o título do Campeonato Baiano. O torneio estadual mais importante da história do clube foi conquistado pela primeira vez em 2021, justamente no ano em que o Atlético conseguiu encerrar o jejum de 50 anos e conquistar novamente o Brasileirão.
O Carcará, como é conhecido o time do interior da Bahia, conseguiu o bicampeonato em 2022.
Uma diferença marcante entre os Atlético está no uniforme. Enquanto o Galo é alvinegro, o clube de Alagoinhas-BA é tricolor e se veste de vermelho, preto e branco.
Conheça o Cruzeiro de Arapiraca
Responsável pela formação de Dida, pentacampeão do mundo pelo Brasil e um dos maiores goleiros da história, o Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, de Alagoas, se inspira no renomado Cruzeiro e apresenta sonhos ambiciosos nos próximos anos.
Fundado em 7 de setembro de 1983, o Esporte Clube Cruzeiro virou símbolo de tradição em Arapiraca e na região do Agreste Alagoano. Intitulado como forma de homenagem ao xará mineiro, o clube alagoano sobreviveu até 1997, ano em que, curiosamente, o Cruzeiro foi bicampeão da Copa Libertadores em uma campanha memorável de Dida.
Em 2019, ano em que o Cruzeiro foi rebaixado na elite do futebol nacional, o Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca foi refundado com um novo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e com um novo estatuto. A ação teve como objetivo ajudar os jovens de Arapiraca a se tornarem jogadores profissionais.
Apesar de ter se inspirado na Raposa, o Cruzeiro de Arapiraca tem o urso como mascote.
‘Clássico’ entre Atlético x Cruzeiro pode ser decisivo
Em situação desconfortável na tabela do Grupo 4, Atlético, de Alagoinhas, e Cruzeiro, de Arapiraca, ainda têm chances de avançar à segunda fase da Série D. Enquanto o time celeste ocupa o 7º lugar, com 15 pontos, os baianos estão em sexto lugar, com 15.
Antes do desfecho na última rodada, o Falcon, de Aracaju, ocupa a quarta e última posição na zona de classificação, com 16 pontos. O ASA, rival do Cruzeiro em Arapiraca, está em terceiro com a mesma pontuação.
No domingo (23), também às 18h (de Brasília), o Falcon visitará o líder e já classificado Retrô, em Camaragibe. Por outro lado, o ASA receberá o lanterna Jacuipense. Já o Sergipe, outro concorrente à vaga, receberá o Bahia de Feira-BA.
Os quatro classificados disputarão jogos de ida e volta na segunda fase da Série D.
Grupo 4 da Série D do Campeonato Brasileiro
Retrô-PE - 26 pontos
Bahia de Feira-BA - 21 pontos
ASA-AL - 16 pontos
Falcon-SE - 16
Sergipe - 16
Atlético-BA - 15
Cruzeiro-AL - 15
Jacuipense-BA - 15
Última rodada do Grupo 4 da Série D
Domingo, 18h - Estádio Carneirão, em Alagoinhas-BA
Atlético-BA x Cruzeiro-AL (14ª rodada)