Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman visitou a Arena MRV, novo estádio do Atlético, na tarde desta terça-feira (27). Em encontro com Bruno Muzzi, CEO do Atlético e do estádio, o chefe do Executivo municipal formalizou a criação de um comitê para debater assuntos ligados ao novo empreendimento.
Além de representantes de Atlético e PBH, vereadores da capital mineira vão compor o grupo. Executivo e Legislativo terão, cada um, três assentos no comitê para debater assuntos ligados ao estádio e ao seu entorno, onde estão sendo realizadas obras viárias. As outras duas vagas do conselho serão ocupadas por nomes indicados pelo Atlético.
O objetivo do comitê é encontrar soluções para estabelecer mecanismos que amenizem os impactos da obra que ainda não foram mitigados. Assim, no caso do novo estádio do Galo, será possível inaugurar o estádio sem que todas as contrapartidas pedidas pelo poder público sejam cumpridas.
“Foi uma conversa muito boa em que a gente define uma série de regras que vamos estabelecer. Foi uma primeira reunião de um grupo de trabalho para encontrar os melhores caminhos. Nosso grande problema é evitar acidentes, evitar uma morte. Queremos uma arena funcionando o mais rápido possível, com o maior número de torcedores na Arena, mas não queremos uma vítima. Essa é a nossa discussão e nossa preocupação, assim como é da Arena”, disse o prefeito Fuad Noman à Itatiaia.
Bruno Muzzi, CEO do Atlético e da Arena MRV, comemorou o encontro com o prefeito de Belo Horizonte. Ele acredita que o diálogo entre as partes será fundamental para que uma maior capacidade possa ser liberada na nova casa alvinegra. Até o momento, a capacidade prevista para o jogo festivo Lendas do Galo, em 16 de julho, será de 15 mil pagantes.
“Estou muito satisfeito de poder receber o prefeito. Acho que foi uma conversa espetacular. É tudo que a gente precisa para deixar essa Arena funcionando, que é o diálogo. Acho que foi um diálogo muito proveitoso. Criamos este grupo de trabalho. Vamos, aos poucos, trazendo o que precisa ser feito para a Arena abrir gradativamente”, disse Muzzi à Itatiaia.
“Já temos o evento no dia 16 (Lendas do Galo), já vamos entregar a documentação para a Prefeitura. Já vamos trabalhando isso. Já vamos ter algum evento em agosto, em setembro vamos ter shows e aí a gente vai fazer isso com muita segurança, de forma gradativa e de forma totalmente alinhada com a prefeitura, que já nos ajudou a dar celeridade”, completou o CEO atleticano.
Nova redação do projeto de lei
Segundo apurou a Itatiaia, a nova redação do projeto de lei (PL) sobre a liberação da Arena MRV pode permitir que o Jogo das Lendas do Atlético, próximo evento no estádio, possa receber 20 mil torcedores. A autorização anterior permitia a entrada de 15 mil pessoas.
O aumento da capacidade parcial, porém, depende do aval de entidades como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros e a BHTrans.
A ideia é garantir ampliações sucessivas da capacidade permitida de público. Esse processo aconteceria paralelamente à execução das contrapartidas.
A nova casa do Atlético foi construída para receber cerca de 46 mil pessoas e fica no Bairro Califórnia, na Região Noroeste da capital mineira.
Veja a nota de Atlético e Prefeitura de BH
O Clube Atlético Mineiro e a Prefeitura de Belo Horizonte comunicam aos belo-horizontinos, em especial à torcida do Galo, que:
-
As equipes técnicas do Atlético, da Arena MRV e da Prefeitura trabalham, diutur-namente e com o máximo empenho, em prol do desejo comum, que é a liberação parcial e, ato contínuo, definitiva do estádio para jogos de futebol e demais eventos, dentro do menor prazo possível.
-
Atlético e Prefeitura compreendem a ansiedade dos torcedores e da sociedade belo-horizontina em geral, mas é imprescindível a garantia da segurança de todos, seja antes, durante e após os eventos, sobretudo aqueles com previsão de grande público.
-
É máximo o nosso cuidado também com o entorno do estádio. Assim, a Prefeitura e o Atlético criaram um comitê multidisciplinar, inclusive com a presença da Câmara dos Vereadores, ente de fundamental importância neste processo, e dialogarão constantemente com a BHTrans, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para viabi-lizarem, com a maior celeridade possível, a concessão das licenças necessárias.
-
O Atlético reafirma que observará todos os trâmites legais para a obtenção das licenças de operação da Arena MRV, sempre de acordo com a legislação vigente
-
A Prefeitura reconhece a importância social, econômica, esportiva e cultural da Arena MRV - um orgulho para a nossa cidade. Por isso, não poupará esforços para atender, também dentro da legislação vigente, os pleitos do Atlético.
-
Confiantes de que a arena mais tecnológica do Brasil será em breve inaugurada, Atlético e Prefeitura reafirmam o compromisso de trabalho sério, responsável e árduo para que a Arena MRV seja palco de grandes espetáculos e traga desenvolvimento socioeconômico e entretenimento de qualidade para Belo Horizonte, com o máximo conforto e segurança para os cidadãos e visitantes.