Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Paulinho brilha, Atlético vence Corinthians e abre vantagem na Copa do Brasil

Atacante marcou duas vezes e garantiu triunfo do Galo por 2 a 0 no Mineirão

Paulinho foi o nome do jogo com dois gols no Mineirão

Fim de papo nos primeiros 90 minutos, mais acréscimos, do confronto entre Atlético x Corinthians pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na partida desta quarta-feira (17), disputada no Mineirão, Paulinho deixou o dele duas vezes e deu a vitória ao Galo, por 2 a 0.

O próximo confronto acontecerá na Neo Química Arena, São Paulo, no último dia de maio. Para o duelo, o Galo terá direito a 2.600 ingressos para seus torcedores, assim como aconteceu com os corintianos no Gigante da Pampulha.

Com o resultado conquistado em Minas, o Atlético pode perder por até um gol de diferença que avança às quartas de final.

Mosaico especial

Antes de a bola rolar em Belo Horizonte, a torcida atleticana fez uma festa especial. Com as lanternas dos celulares acesas e com as luzes do estádio parcialmente apagadas, formou-se a frase “Loucura pelo Galo”.

Apoio das cadeiras

Durante todo tempo de jogo, o que não faltou foi apoio. Os mais de 40 mil atleticanos presentes ao Gigante incentivaram Hulk em companhia, em busca da vitória em casa.

Primeiro tempo

Num primeiro tempo em que só uma equipe jogou, os comandados do técnico Eduardo Coudet pressionaram, marcaram bem e pouco espaço deram ao time de Vanderlei Luxemburgo.

O meia Hyoran teve a única grande oportunidade de abrir o placar para o Atlético, mas chutou para cima do gol defendido por Cássio.

Do lado paulista, o ex-atacante do Galo, Róger Guedes, foi quem quase mudou o marcador. Porém, ele parou em grande defesa de Everson.

Números da primeira etapa

Os mandantes tiveram 76% de posse de bola, contra 24% dos visitantes. Além disso, o Galo teve sete finalizações; o Corinthians, uma.

Segundo tempo

Os minutos iniciais da segunda etapa foram movimentados. A primeira grande oportunidade foi criada pelos visitantes, mas a bola acabou ganhando a linha de fundo.

Aos 11, Hulk, de falta, levantou a torcida das cadeiras do Mineirão. O chute, forte, assustou o arqueiro corintiano, mas a bola, também foi pela linha de fundo, passando perto da trave esquerda de Cássio.

Quase!

Aos 16 minutos, Hyoran teve nova oportunidade. Num bom chute de fora da área, obrigou o goleiro adversário a espalmar a bola para escanteio. O ‘Uh!’ ecoou pelos quatro cantos do Gigante da Pampulha.

Gol!!!

Aos 20, quem não perdoou foi Paulinho. Aproveitando passe na medida de Pavón, vindo da direita, ele estufou a rede e correu para o abraço. Foi o décimo gol do atacante pelo clube.

Pressão atleticana

Aproveitando a festa da torcida e a vantagem no placar, o Atlético seguiu pressionando o Corintihans nos minutos seguites. Paulinho, aos 26, quase ampliou.

Ele de novo!!!

Aos 33 minutos, o camisa 10, mais uma vez oportunista, ampliou o placar. Ele recebeu passe na pequena área e de chapa superou Cássio.

Sem sustos

O Atlético controlou o Corinthians, criou mais algumas oportunidades, mas não conseguiu ampliar o placar. A equipe paulista não assustou o goleiro Everson em qualquer momento. Fim de jogo e boa vantagem do Galo na Copa do Brasil.

ATLÉTICO 2 X 0 CORINTHIANS

Atlético

Éverson, Mariano (Saravia, 46min 2°T), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Dodô, 39min 2°T); Battaglia, Zaracho, Hyoran (Patrick, 35min 2°T) e Pavón (Edenilson, 46min 2°T); Paulinho (Vargas, 35min 2°T) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet

Corinthians

Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon (Giuliano, 19min 2°T) e Paulinho; Wesley (Chrystian Barletta, 19min 2°T), Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto, 45min 2°T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols:

Atlético: Paulinho (20min 2°T e 33min 2°T)

Cartões amarelos

Atlético: Nathan Silva (41min 2°T)

Corinthians: Maycon (28min 1°T); Fábio Santos (10min 2°T); Yuri Alberto (45min 2°T)

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil

Data: 17 de maio de 2023

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Público: 48.112

Renda: R$ 1.954.935,25

Horário: 21h30 (de Brasília)

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado

Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Henrique Neu Ribeiro

VAR: Rafael Traci

Transmissão: Amazon Prime, Globo, Première e Sportv

A Itatiaia também transmitiu o confronto pelo 610 AM, 95,7 FM e pelo canal de Youtube

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).