Neste domingo (21), o Atlético completa um mês sem vitória na temporada. O último triunfo aconteceu em 21 de agosto, sobre o Godoy Cruz no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na ocasião, ainda sob comando do técnico Cuca, o Alvinegro derrotou os argentinos por 2 a 1, de virada, na Arena MRV.
De lá para cá, foram sete partidas sem vencer. Nesse sábado (20), o tropeço foi para o Botafogo, no Rio de Janeiro. No confronto da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe, agora sob comando de Jorge Sampaoli, perdeu por 1 a 0. O grande detalhe foi que, pela terceira vez consecutiva, o Galo ficou boa parte do jogo com um a mais em campo; desta vez, pela expulsão de Chris Ramos, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Neste período, o Atlético foi eliminado pelo Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil, após duas derrotas por 2 a 0, cedeu empate ao Bolívar na Sul-Americana, após abrir dois gols de diferença na altitude de La Paz, e seguiu perto da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Sampaoli aponta defeito principal
Após a partida no estádio Nilton Santos, o técnico Sampaoli mais uma vez apontou o sistema ofensivo como a sua principal preocupação no elenco. Para ele, é o ponto a ser tratado com cuidado especial neste momento.
“Acho que tem que melhorar o time no último terço do ataque. Hoje, no primeiro tempo, minha equipe foi melhor no 11 contra 11 e no 11 contra 10. Mas isso mudou no segundo tempo, quando começou a se desordenar. Isso gerou que o rival aproveitou uma ação e fez o gol. Temos que trabalhar muito o tema ofensivo. O time não está encontrando (no ataque) o necessário para ganhar jogo”, destacou Sampaoli.
“Estamos trabalhando há todo tempo. Chegamos recentemente, mas estamos tentando corrigir, mesmo com esse pouco tempo de treinamento. Lamentavelmente é um déficit. Mas, mesmo assim, o mais preocupante é o ofensivo. Temos volume, mas não temos contundência nas possibilidades que podem gerar gol. Temos que trabalhar muito, criar situação estruturais para criar mais jogadas de gol. Pode acontecer do rival numa jogada faça um gol, mas hoje carecemos muito mais criatividade ofensiva do que outra coisa”, acrescentou.
A sequência negativa do Atlético
- 20/09/2025 - Botafogo 1 x 0 Atlético (Campeonato Brasileiro)
- 17/09/2025 - Bolívar 2 x 2 Atlético (Campeonato Brasileiro)
- 14/09/2025 - Atlético 1 x 1 Santos (Campeonato Brasileiro)
- 11/09/2025 - Cruzeiro 2 x 0 Atlético (Copa do Brasil)
- 31/08/2025 - Vitória 1 x 0 Atlético (Campeonato Brasileiro)
- 27/07/2025 - Atlético 0 x 2 Cruzeiro (Copa do Brasil)
- 24/08/2025 - São Paulo 2 x 0 Atlético (Campeonato Brasileiro)
Próximo jogo
O Galo volta a campo na próxima quarta-feira (24) e encara o Bolívar, da Bolívia, na Arena MRV. O jogo, marcado para 19h (de Brasília), vale vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. Na partida de ida, em solo boliviana, os times empataram por 2 a 2.