Em estudo realizado recentemente pelo Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), esteve em pauta quais são os jogadores estrangeiros mais valiosos que atuam na atual edição do Campeonato Brasileiro.
Ex-Cruzeiro e desde 2019 defendendo o Flamengo, o uruguaio Arrascaeta e o colombiano Arias, do rival Fluminense, lideram o ranking.
Representando o Atlético neste seleto grupo aparece o meio-campista Matías Zaracho. O argentino, titular com o técnico Eduardo Coudet, foi avaliado em 10 milhões de Euros. Contratado junto ao Racing-ARG, em 2020, ele se aproxima de 130 partidas pelo Alvinegro.
Além dele, o clube conta atualmente com outros cinco gringos no elenco: na zaga, o uruguaio Mauricio Lemos; na lateral direita, o argentino Renzo Saravia; no meio de campo, o também ‘hermano’ Battaglia'; no ataque, o argentino Pavón e o chileno Eduardo Vargas.
Metodologia
Como parâmetro para chegar ao valor de casa atleta, o CIES inclui fatores como número de gols e assistências, além de pontos importantes de cada posição. Tal metodologia permite uma avaliação mais exata, já que atacantes e zagueiros, por exemplo, têm atribuições diferentes dentro de campo.
O CIES, no entanto, ressalta que esses valores são considerados “mínimos” e que, na prática, os jogadores podem valer mais do que o estudo aponta.
É importante destacar que a avaliação do CIES não significa necessariamente que os jogadores serão negociados por essas quantias, já que há diversas variáveis envolvidas em uma negociação, como tempo de contrato, idade do jogador e interesse dos clubes compradores.
Veja a lista completa:
-
Bruno Méndez (Corinthians) – 5 milhões de euros
-
Jonathan Calleri (São Paulo) – 5 milhões de euros
-
Agustin Canobbio (Athletico-PR) – 10 milhões de euros
-
David Terans (Athletico-PR) – 10 milhões de euros
-
Tomás Cuello (Athletico-PR) – 10 milhões de euros
-
Matias Zaracho (Atlético-MG) – 10 milhões de euros
-
Fausto Vera (Corinthians) – 10 milhões de euros
-
Joaquim Piquerez (Palmeiras) – 10 milhões de euros
-
José Manuel López (Palmeiras) – 10 milhões de euros
-
Giuliano Galoppo (São Paulo) – 10 milhões de euros
-
Giorgian de Arrascaeta (Flamengo) – 20 milhões de euros
-
Jhon Arias (Fluminense) – 20 milhões de euros
* Com informações de OneFootball