Ouvindo...

América é pouco efetivo, perde para o Goiás e se afunda no Brasileiro

O Coelho saiu derrotado neste domingo (13) pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro

América foi derrotado pelo Goiás no Independência

Na estreia do técnico Fabián Bustos, o América perdeu para o Goiás por 1 a 0, neste domingo (13), pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No Independência, em Belo Horizonte, a equipe esmeraldina aproveitou as poucas chances criadas para garantir a vitória. O zagueiro Lucas Halter marcou o único gol da partida.

Apesar de ter criado mais oportunidades, o Coelho não foi efetivo. Os donos da casa tiveram mais posse de bola e finalizações, levaram mais perigo ao gol defendido por Tadeu, mas não conseguiram converter as chances criadas em gols.

Com a derrota, o América permanece na lanterna da competição com 10 pontos. A equipe alviverde fechou o primeiro turno da Série A com duas vitórias, quatro empates e onze derrotas. Já o Goiás fica na 15° posição, com 22 pontos - cinco triunfos, quatro empates e nove reveses.

Primeiro tempo

Nos primeiros minutos, nenhuma das equipes ofereceu perigo, mas aos 9' o América teve sua primeira boa oportunidade. Emmanuel Martínez recebeu dentro da área, teve a chance de finalizar, mas foi travado pelo lateral Maguinho. Três minutos depois, Marlon sofreu falta na entrada da área e gerou mais uma jogada perigosa ao Coelho. Martínez, contudo, acertou a barreira esmeraldina.

Mastriani, aos 19', finalizou com perigo, mas novamente Maguinho apareceu para afastar a bola. Na jogada seguinte, Allano mostrou agilidade, mas finalizou pela linha de fundo.

Aos 32', foi a vez de Júlio, zagueiro do América, interceptar a boa jogada do Goiás. Entretanto, no lance seguinte, Lucas Halter abriu o placar de cabeça para o esmeraldino.

Guilherme cobrou escanteio, e o zagueiro marcou o primeiro gol da partida no único ataque perigoso da equipe durante a primeira etapa. Na última parte do primeiro tempo, o Coelho chegou algumas vezes a área do Goiás, mas sem perigo.

Segundo tempo

Após o intervalo, o jogo mostrou mais movimentação. Fabián Bustos mexeu na zaga do América para tentar reverter a derrota com a entrada de Iago Maidana e Everaldo. Mesmo assim, o Goiás foi mais agressivo e, nos primeiros minutos, já permaneceu mais tempo no ataque. O Coelho tentou reagir e criou boas jogadas pelo meio com Alê, mas sem efetividade.

Aos 10', Allano deslocou Rodriguinho dentro da área no momento em que o volante ia cabecear para o gol. O Coelho pediu pênalti, mas nem o árbitro Luiz Flávio de Oliveira nem o VAR Wagner Reway consideram infração.

Depois do lance polêmico, o América voltou a incomodar a defesa esmeraldina com boas finalizações de Mastriani e Rodriguinho, mas novamente não conseguiu convertê-las em gols.

Aos 34', Wellington Paulista marcou para o Coelho, mas o VAR identificou o impedimento do atacante. Na jogada anulada, Everaldo cruzou, Tadeu espalmou, Pedrinho chutou em direção ao gol, e Wellington Paulista só empurrou para a rede.

Já nos acréscimos, Daniel Borges fez falta dura em Matheus Babi na entrada da área. O lateral-direito acabou expulso do jogo. Vinicius cobrou e acertou a trave esquerda de Cavichioli.

Próximos confrontos

No próximo sábado (19), às 18h30 (de Brasília), o América visita o Fluminense, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Já o Goiás recebe o Athletico, na segunda (21), às 20h (de Brasília), no Estádio da Serrinha, em Goiânia.

América 0 x 1 Goiás

América

Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Júlio, Éder (Iago Maidana), Marlon, Lucas Kal (Everaldo); Rodriguinho (Wellington Paulista), Alê, Breno (Pedrinho), Emmanuel Martínez (Matheusinho); Mastriani. Técnico: Fabián Bustos

Goiás

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo, Hugo; Willian Oliveira, Morelli (Higor Meritão), Guilherme Marques (Raphael Guzzo); Anderson Oliveira (Edu), João Magno (Matheus Babi), Allano (Vinicius). Técnico: Armando Evangelista

Gol: Lucas Halter (33 min1ºT), do Goiás

Cartões amarelos: Matheus Babi (Goiás)

Cartões vermelhos: Daniel Borges (América)

Motivo: jogo da 19° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: 13 de agosto de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)

VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA-PB)

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.