Prazo para renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil termina na segunda (31)
Programa permite renegociação de débitos de cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal com condições facilitadas

Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para consumidores renegociarem dívidas pelo Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal voltado à regularização de débitos de pessoas físicas.
A medida permite a renegociação de dívidas bancárias com atraso e oferece condições facilitadas de pagamento.
Podem participar pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos, o equivalente a R$ 8.105 em 2026. As dívidas precisam ter sido contratadas até 31 de janeiro deste ano e estar em atraso há pelo menos 91 dias e, no máximo, dois anos.
São elegíveis débitos de cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal não consignado. A negociação deve ser feita diretamente com as instituições financeiras participantes, por meio dos canais oficiais disponibilizados pelos bancos.
As condições variam de acordo com a instituição financeira e o perfil da dívida. Entre as possibilidades estão descontos e parcelamento do débito. No Banco do Brasil, por exemplo, os descontos podem variar de 30% a 90%, conforme as características da dívida.
O programa também permite que o consumidor utilize parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater a dívida renegociada, dentro das regras estabelecidas para a iniciativa.
Como participar
O consumidor deve procurar a instituição financeira onde possui a dívida e verificar se o débito atende aos critérios do programa. A consulta e a simulação podem ser feitas pelos canais oficiais dos bancos participantes.
Segundo o governo federal, o serviço é gratuito e ficará disponível somente até 31 de agosto de 2026.
O prazo também se encerra na segunda-feira para outras modalidades do programa, como o Desenrola Fies, voltado à renegociação de dívidas de estudantes que contrataram financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.


