Pastor e doador de Bolsonaro: saiba quem é o cunhado de Vorcaro alvo da PF
Cunhado do empresário Daniel Vorcaro foi um dos alvos da segunda fase da operação Compliance Zero que mirou crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14), teve como um dos principais alvos Fabiano Campos Zettel, cunhado do dono do banco Master, Daniel Vorcaro. Ele chegou a ser preso temporariamente quando estava embarcando para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para preservar o sigilo da operação, mas foi liberado logo em seguida.
A operação mirou fundos de investimento que faziam parte do esquema de desvio e aplicação de recursos em títulos de crédito falsos do Banco Master. Pelo menos quatro fundos estariam envolvidos, sendo investigados por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN), como gestão fraudulenta, organização criminosa, manipulação de mercados e lavagem de dinheiro.
- BRB diz que operação contra o Master aumenta chances de reaver recursos
- Indústria mineira cresce mais que a média nacional em novembro de 2025
Zettel é casado com Natália Vorcaro, irmã do dono do Maser, e é pastor na igreja evangélica da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele também é empresário, sendo sócio-fundador da Moriah Asset, empresa de capital privado que investe no mercado de saúde e bem-estar. Segundo a CNN Brasil, ele ainda possui participação na Oakberry e na rede de academias Les Cinq.
Fabiano Zettel também foi um dos principais doadores das campanhas eleitorais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022. Segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral, o empresário desembolsou R$ 2 milhões na empreitada de Tarcísio e outros R$ 3 milhões na de Bolsonaro.
“O governador não possui qualquer vínculo ou relação com o doador citado, bem como conhecimento prévio sobre possíveis condutas que não dizem respeito à campanha. Vale destacar que a prestação de contas de Tarcísio foi devidamente aprovada pela justiça eleitoral”, diz trecho da nota.
A reportagem entrou em contato com a defesa de Jair Bolsonaro e mantém o espaço aberto para uma manifestação do ex-presidente.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.




