Belo Horizonte
Itatiaia

Romeu e Julieta de Parintins: clássico de Shakespeare ganha sotaque amazônico no CCBB BH

Espetáculo traz a magia do Festival do Amazonas para Minas Gerais em musical da premiada Buia Teatro Company

Por
Romeu e Julieta de Parintins • Divulgação| Hamyle Nobre

A tragédia mais famosa de William Shakespeare ganha as cores, os ritmos e a força ancestral da Ilha Tupinambarana. Estreia na sexta-feira (8), no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), o espetáculo "Romeu e Julieta de Parintins – Ecos da Selva". A montagem, assinada pela companhia amazonense Buia Teatro Company, transporta o amor proibido de Verona para o coração da Amazônia, em meio à histórica disputa entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho).

Nesta releitura, Romeu é um jovem da nação azul, enquanto Julieta é do boi vermelho. O conflito, que atravessa gerações, é reinventado sob a ótica do pertencimento cultural e da preservação do futuro de dois jovens em meio a uma guerra herdada.

"A tragédia permanece como tensão, mas é atravessada por outra energia: a leveza, a beleza e o amor com que o Festival de Parintins foi construído pelo seu povo", explica o diretor Tércio Silva.

O musical conta com texto e canções inéditas de Tim Rescala, premiado compositor indicado ao Grammy Latino. No palco, o elenco majoritariamente amazonense recebe a participação especial da atriz Débora Duboc (vencedora dos prêmios Shell e APCA), que se divide entre os papéis de Ama e Gregório. Maria Hagge e Yago Reis dão vida ao casal protagonista, acompanhados por músicos que executam a trilha ao vivo com piano, flauta, violoncelo e percussão.

Além das sessões, o projeto oferece uma Ação Formativa no dia 22 de maio, voltada para artistas e estudantes, discutindo a sustentabilidade e a estética do teatro de grupo na região Norte. Haverá também bate-papo com o público no dia 23 de maio e sessões com recursos de Libras e Audiodescrição.

Serviço: Romeu e Julieta de Parintins – Ecos da Selva

  • Temporada: 8 de maio a 15 de junho de 2026.

  • Horários: sextas e segundas (20h) | sábados e domingos (16h).

  • Local: Teatro I – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).

  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria física.

  • Duração: 75 minutos | Classificação: Livre.

Sessões com Acessibilidade:

  • 15/05 e 16/05: Libras.

  • 29/05: Libras + Audiodescrição.

  • 12/06 e 13/06: Libras.


Ação Formativa

  • O quê: Oficina "Teatro de Grupo na Amazônia: poéticas, processos e sustentabilidade".

  • Quando: 22 de maio, das 14h às 17h.

  • Inscrições: Via formulário online no site do CCBB (25 vagas).

Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.