Belo Horizonte
Itatiaia

'Noite das Livrarias' promete movimentar 80 espaços em 30 cidades brasileiras

Evento nasceu da articulação de livreiros paulistanos, o mesmo grupo responsável pela criação do Mapa das Livrarias de Rua

Por
Participação na Noite das Livrarias é totalmente gratuita • Pixabay/Reprodução

Em uma mobilização inédita para celebrar o Dia Mundial do Livro, mais de 80 estabelecimentos distribuídos por cerca de 30 cidades brasileiras realizam, no próximo dia 23 de abril, a primeira edição da Noite das Livrarias.

A partir das 18h, o público poderá acompanhar uma programação diversificada que inclui rodas de conversa, encontros literários, apresentações musicais, concursos, festas e oficinas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

O evento nasceu da articulação de livreiros paulistanos, o mesmo grupo responsável pela criação do Mapa das Livrarias de Rua — roteiro gratuito que atualmente contempla 37 endereços. Embora a capital paulista concentre aproximadamente metade dos espaços aderentes, a iniciativa expandiu-se para outros nove estados e o Distrito Federal.

Para os organizadores, a escala alcançada pelo projeto evidencia um desejo crescente por espaços de convivência cultural em todo o território brasileiro. João Varella, livreiro da Banca Tatuí e da Livraria Gráfica, destaca que a adesão em estados como Rondônia e Pará comprova que a demanda por bibliodiversidade e por centros culturais voltados à literatura é uma realidade nacional.

A participação na Noite das Livrarias é totalmente gratuita. Como cada estabelecimento participante é responsável por sua própria agenda de atividades, os interessados devem consultar a programação detalhada e os locais confirmados por meio do site oficial do evento para organizar seu roteiro pessoal.

Com informações de Estadão Conteúdo

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.