Mozart, rock e game: 'A Guitarra Mágica' ocupa a Praça da Assembleia em BH
Com programação gratuita, espetáculo celebra os 25 anos do projeto Teatro em Movimento com aventura musical para toda a família

Belo Horizonte recebe, neste sábado (9), um espetáculo infantil que será a grande atração da Praça da Assembleia: 'A Guitarra Mágica' conta a história de personagens de uma ópera clássica de Mozart presos dentro de um fliperama, enfrentando desafios ao som de guitarras elétrica.
A apresentação faz parte da edição especial do Teatro em Movimento, que em 2026 comemora 25 anos de estrada. Com entrada gratuita, o evento une cultura, lazer e oficinas criativas para crianças e adultos, integrando também as celebrações de 23 anos do Instituto Unimed-BH.
Inspirada na famosa ópera "A Flauta Mágica", a montagem da Cyntilante Produções moderniza a trama de Wolfgang Amadeus Mozart. Na história, os jovens Tamino e Papageno são transportados para o universo dos games. Para retornar ao mundo real, eles precisam resgatar a Princesa Pamina e derrotar o "Chefão" Zarastro, utilizando apenas uma vida e o poder de uma guitarra mágica.
A trilha sonora é um capítulo à parte: as composições eruditas de Mozart se torna um rock executado com baixo, bateria e guitarra. A estética dialoga diretamente com a geração Alpha, unindo a música clássica à linguagem contemporânea dos videogames.
Programação além do palco
As atividades na praça começam bem antes do espetáculo, com oficinas de pintura facial, atividades lúdicas e a vivência sensorial “Com a Mãe Natureza: cuidar de quem cuida da gente!”, onde as crianças aprendem sobre preservação ambiental e produzem "bombas de sementes" para reflorestamento urbano.
Serviço:
Teatro em Movimento Para Crianças
-
Onde: Praça da Assembleia | Santo Agostinho, Belo Horizonte
-
Quando: sábado, 9 de maio
-
Horário: atividades a partir das 17h | espetáculo às 19h
-
Entrada: gratuita
-
Classificação: livre
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.
